Banner dicas de leitura

 
 
   Categorias
  ATLETISMO
  Banco do Brasil
  Brasil
  Cartas do Leitor
  Educação
  Ego Famosos
  ENTREVISTAS
  Esporte
  Eventos
  Familias
  Foz do Iguaçu
  Geral
  Itaipu Binacional
  Lindeiros
  Moda
  Mundo
  Oeste
  Opinião do Leitor
  Policiais
  Politica
  Santa Terezinha de Itaipu
  São Miguel do Iguaçu
  Sociais
  Virtudes e valores
 
     
   Colunistas
Cultura
João Maria
 
   
 
   Previsão
 
 

 
 
 
Envie por email
 
Domínio interior
  Data/Hora: 22.mai.2023 - 8h 51 - Colunista: Cultura  
 
 
clique para ampliar

Por Paulo Hayashi Jr., 

 

Quem se conhece bem sabe da sua missão de vida, seus erros do passado e prioridades e, por isso, não se desperdiça. Para Sêneca, filósofo estoico contemporâneo de Cristo, o tempo é um instante e fazer deste momento amizade para sua consciência maior representa sair-se vitorioso da própria vida. A existência deve ter como meta não o descanso, tampouco o descaso. Mas, o esforço constante contra seus vícios, arestas e imperfeições. Neste sentido, já observava Sêneca: "os perigos mortais estão dentro de mim". 

 

Assim, é o domínio interior que retrata a primeira e maior realização do indivíduo. É ser liberto das más inclinações para depois mirar as conquistas e realizações que tragam benefícios e progresso geral.  Quem aprende a se dominar controla legítimo corcel de possibilidades que é o corpo carnal. 

 

Mais do que um simples aparato, o corpo humano é o aparelho que o espírito utiliza para angariar as experiências necessárias para o seu polimento e avanço rumo à perfeição. Obter melhor, em original produtividade da existência, o alcance das experiências e conhecimentos que fornecem discernimento, compreensão e simpatia do ser para com todos configura a tarefa basilar. Vencer-se então é a tarefa primária, para depois seguir no mundo como exemplo e inspiração para a transformação dos demais. É ser carta-viva de Cristo, cujas lições e semeaduras baseiam-se na caridade desinteressada, no perdão incondicional e no amor à todas as pessoas e criaturas. Portanto, quem se conhece e faz o bem, expande as luzes da virtude e da felicidade no mundo.

 

 

Segues com alegria

 

Nos encontros e desencontros da existência, há situações que não valem a pena manter nas lembranças. O perdão e o esquecimento retratam estratégias condizentes para seguir com alegria e leveza na vida. Ir em frente e deixar para trás as algemas da dor e do desespero significa escolher o caminho da vitória e do progresso, pois como expressou Shakespeare: "Bem está o que bem acaba". Para isso, é essencial que se expulse do coração os sentimentos amargos para que a colheita futura seja abundante. Jardineiro disciplinado não permite que as ervas daninhas cresçam em torno da preciosa árvore da mente, cujos frutos da caridade e do altruísmo se desenvolvem melhor com prudência e disciplina. 

 

Mais do que buscar a compensação pela dor passada, a reflexão com vistas ao futuro e as bênçãos que estão por vir e que não permitem dividir momentos na consciência com as sombras do pretérito. Ademais, se perdemos em um lado, ganhamos do outro. É melhor sempre ser credor do que devedor na balança do destino.

 

Quem faz para o outro faz para si mesmo e os bens que depositamos na caminhada da existência representam testemunhas silenciosas de nosso próprio avanço. Por meio da superação dos obstáculos e das dificuldades que crescemos e nos fortalecemos. Evitar as armadilhas da vida, seja uma palavra mal colocada, seja uma atitude impensada, simboliza a maturidade do ser. É a prudência aliada com as luzes de sabedoria do coração. Uma conduta digna de admiração e inspiração aos demais, em especial, àqueles que seguem os passos de Cristo.

 

Paulo Hayashi Jr - Doutor em Administração. Professor e pesquisador da Unicamp.

 

 
 

 

 

 
 
Deixe seu comentário!
 
 
 
Banner Einstein
Banner Mirante
Bassani
Banner pedrão 2018
Banner Exposição
Banner emprego
Rose Bueno Acessórios
Banner violência se limite