banner livro

 
 
   Categorias
  ATLETISMO
  Banco do Brasil
  Brasil
  Cartas do Leitor
  Educação
  Ego Famosos
  ENTREVISTAS
  Esporte
  Eventos
  Familias
  Foz do Iguaçu
  Geral
  Itaipu Binacional
  Lindeiros
  Moda
  Mundo
  Oeste
  Opinião do Leitor
  Policiais
  Politica
  Santa Terezinha de Itaipu
  São Miguel do Iguaçu
  Sociais
  Virtudes e valores
 
     
   Colunistas
Cultura
João Maria
 
   
 
   Previsão
 
 

 
 
 
Envie por email
 
Aceitação de perdas
  Data/Hora: 30.jun.2023 - 16h 35 - Colunista: Cultura  
 
 
clique para ampliar

Por Paulo Hayashi Jr.,

 

Os espinhos do mundo não vêm sem as oportunidades de aprendizado e de crescimento com a experiência. Assim como as rosas deixam certo perfume para quem as tocam, também os espinhos nos presenteiam com as lições práticas que requerem reajustes e melhorias. Podemos tanto ficar paralisados em situações traumatizantes, como proporcionar as fibras internas condições para a superação dos problemas. 

 

Neste sentido, aceitar as perdas e fazer da vivência testemunha de lição de vida é fundamental para que se saia do modo de repetição e até mesmo de reclamação, julgamentos e culpa.

 

Crescer com a dor não é exclusividade do ser humano. Todavia, a imaginação criativa, a reflexão atenta, os propósitos com sentido e a espiritualidade são instrumentos à disposição para ajudá-lo na difícil tarefa de neutralizar as dores. 

 

Mais do que se paralisar no tempo, seguir adiante na sua preservação e de possibilitar a continuidade do desenvolvimento pessoal é essencial para o indivíduo. Neste sentido, pode ser útil a busca da ressignificação da perda e de perceber o evento por meio de outras perspectivas. O que importa é o seu bem estar, a sua paz íntima e os resultados finais futuros. Além disso, são justamente estas marcas do tempo e dos eventos que trazem a nossa originalidade, a individualidade e a força. 

 

A superação dos problemas e provações como legítimos testes de avanço do ser rumo à degraus superiores com vistas a perfectibilidade e a beleza maior de Deus.

 

Paulo Hayashi Jr. - Doutor em Administração. Professor e pesquisador da Unicamp. 

 

 
 

 

 

 
 
Deixe seu comentário!
 
 
 
Banner Einstein
Banner emprego
Banner pedrão 2018
Rose Bueno Acessórios
Banner violência se limite
Bassani
Banner Exposição
Banner Mirante