Por Paulo Hayashi Jr.
Agir por impulso ou sem a devida reflexão pode fazer com que os resultados alcançados não sejam os mais adequados. Pensamento é vida e a existência com felicidades somente é possível com a casa mental organizada. Enriquecer os pensamentos com os conhecimentos que levam à verdade e os sentimentos que trilham a cooperação e o amor possibilita o alcance de autênticos tesouros. De acumular experiências, inteligência e outras aptidões para uma vida digna. É viver com a certeza de que as vitórias não vieram por acaso, mas fruto do esforço incessante do cuidado com a mente e o coração.
O pensamento é força eletromagnética que, quando bem articulado, possibilita ao indivíduo realizar no abstrato o que virá a acontecer na realidade concreta. Como legítimo ímã, o ser humano acaba atraindo aquilo que tinha como verdade no pensamento e daí a importância de nos policiarmos com as nossas más tendências e ideias ruins. Em outras palavras, a observação do “meio-copo cheio” estimula a esperança, a confiança e visão afirmativa da vida.
Portanto, não nos boicotemos em nossos projetos e sonhos; pensamentos positivos auxiliam mais do que os sombrios em nossas realizações. Sempre é preferível viver o ciclo virtuoso do que o vicioso. A liberdade do livre arbítrio possibilita as escolhas e, necessariamente, as consequências também. Enquanto que alguns preferem o caminho longo do erro, do arrependimento e reparação, outros preferem acelerar sua aprendizagem para viver cada vez mais próximos do amor de Deus.
Trabalho dignificante
Para alguns, trabalho é sofrimento, pois não houve a descoberta do sentido da vida ou ainda, sua vocação. Para aqueles que sabem seus propósitos, seus sonhos e missão de vida, trabalho é a ferramenta para se alcançar o que se deseja. Deste modo, é através da labuta que a estrada das conquistas é percorrida, bem como a esperança de viver de maneira plena. Por meio da labuta são polidas as arestas internas e também se modifica o ambiente geral. A missão de vida, para os que praticam o hábito do autoconhecimento e descoberta, facilita na busca de serviços que vão de encontro com aquilo que almeja a consciência e a voz interior do indivíduo.
Mais do que simples agregado, a consciência é legítimo tribunal íntimo que, se bem atendida, faz com que se tenha uma existência digna do trabalhador de Deus. É viver o bom combate, principalmente na realização das obras que trarão tranquilidade no futuro. Por meio da paz de consciência e de sua aprovação, o indivíduo pode ter a certeza de estar em progresso. Feliz daqueles que conseguem se autoconhecer bem para saber os caminhos e as estratégias corretas.
Do Getsêmani ao Calvário pessoal, há muitas trilhas, mas todas dependem do sacrifício pessoal em torno de causas maiores. É seguir o passo de Cristo, nas agruras e dificuldades, para que se faça da existência legítima inspiração e exemplo aos demais. É ser de Cristo em todos os seus momentos, em especial, na construção das obras e realizações que permita viver com dignidade e com o bem na alma.
Paulo Hayashi Jr. - Doutor em Administração. Professor e pesquisador da Unicamp.