Por Paulo Hayashi Jr. - Doutor em Administração. Professor e pesquisador da Unicamp.
Manter a mente focada naquilo que importa parece ser uma tarefa simples. Todavia, exige preparo e reflexão em diferentes áreas do conhecimento, em especial, no autoconhecimento. Se conhecer, saber de seus pontos fortes e fracos e de seus propósitos de vida para que a jornada seja no caminho de Deus. Uma trilha de conhecimentos sobre os trabalhos que gosta, os seus valores e aquilo que pode ser uma legítima causa em sua existência. Ter propósitos superiores ultrapassa os meros objetivos financeiros. É alargar a visão de vida e de como se pode progredir ajudando aos demais. É doar-se no sacrifício para o bem comum e de perceber que a existência não se restringe à esfera do ego e do orgulho. Por isso, a sabedoria popular: "a caridade bem entendida deve começar por nós".
É exigir mais o aprimoramento de nós mesmos, pela retificação de nossas falhas morais e más tendências, bem como na realização da caridade. Quem combate as sombras interiores busca se livrar de antigos vícios e hábitos ruins. A jornada da existência é o progresso pelo qual nós nos esforçamos para estar cada dia melhor. Pode haver quedas e vacilos na caminhada, mas com a vontade firme, acabamos acertando mais do que errando. E ser este credor de boas ações e obras que a consciência nos aprova no final e podemos seguir assim, com a paz interior. Quem sabe de seu valor e da importância de ser amigo da própria consciência tem conhecimentos acerca da qualidade da sua caminhada na terra
Comemorações eternas
Jesus Cristo foi a grande figura histórica que separou o antes e o depois de sua vinda. A sua passagem pela Terra foi de vitórias sobre o peso da matéria e também, trouxe a mensagem da fé e esperança, apesar dos percalços, empecilhos e agruras. A existência como legítima prova de aprimoramento do ser e das conquistas das luzes internas do conhecimento e do amor. Estes pilares dão sustentação ao projeto de evolução do indivíduo e, mais do que as riquezas transitórias, os tesouros imateriais eternos.
Por meio da exemplificação de Cristo, não apenas o indivíduo consegue avançar sobre as dificuldades, como também, compreender com profundidade as propostas da vida. Assim, cada vitória e avanço é motivo para a comemoração interna, pois o progresso sentido na consciência é fato de alegria e contentamento. Apesar das aparências exteriores, o júbilo íntimo. Neste ponto, são as obras benditas, a caridade e o amor autênticas evidências de progresso do ser que se levantam sobre suas próprias arestas para ser fonte de inspiração para os demais.
Se o mundo é uma grande escola com as lições cabais, que o alunado não tenha motivos para o desespero devido às dificuldades no caminho. Conhecer o mestre Nazareno, suas obras e conquistas, é passo fundamental neste processo de aprimoramento e renovação interior. Agir com sabedoria e os sentimentos edificantes para que o mundo seja testemunha dos esforços e força de vontade do aluno para o seu avanço na luz imortal e eterna do espírito.
Paulo Hayashi Jr. - Doutor em Administração. Professor e pesquisador da Unicamp.