Por Paulo Hayashi Jr - Doutor em Administração. Professor e pesquisador da Unicamp.
Testar os talentos por meio da execução das obras e pelas realizações das tarefas e trabalhos do dia a dia representa passo fundamental para o desenvolvimento humano. Todavia, nem sempre o período transcorre como gostaríamos que fosse. Os empecilhos aparecem muitas vezes para nos lembrarmos da oração dominical e seu trecho providencial: "que seja feito a Vossa vontade e não a minha".
São nestas lições preciosas da vida, ao se sair da rotina de mais um dia para ser aquele o momento especial de autoconhecimento e autocontrole para que a superação pessoal apareça. Não é por meio de mágica ou de acaso, mas o esforço consciente da maturidade e do peso de ser o exemplo para os demais. É a responsabilidade e o teste do madeiro, pois o exemplo de Jesus Cristo nos deixa a mensagem de esperança e que a vida digna vale a pena. Uma superação não sobre as falhas dos outros, mas de nós mesmos. De nos iluminarmos em nosso interior com entendimento que supera a restrição da matéria, ou a frieza do ego. É a transposição de uma natureza animal e dominada pelo ego para uma outra superior. Agora baseada não nos medos e instintos, mas no amor maior.
Quem destrava as portas do conhecimento e do amor apresenta condições suficientes para levantar voos superiores. De perceber que acima da planície, há horizontes ainda mais opulentos e ricos. O mundo como uma escola bendita, onde as lições estão postas e que o discípulo vence sobre suas sombras pessoais e más inclinações. Agradecer então pelas provas é atitude para a superação e vitória final.
Notas para a vida
As informações, os estímulos e os conhecimentos que nos chegam através de nossas interações com as outras pessoas e com o mundo exterior são organizadas em nossa casa interior, a mente. Pela qualidade dela e de nossa habilidade e inteligência, raciocínio e experiência em analisar, organizar, rearranjar e sintetizar tais entradas de forma útil e eficaz que os pensamentos são moldados. Contribui para isso o contexto, as emoções, as crenças e os valores pessoais, as quais influenciam na direção das ideias e abstrações.
Além disso, a qualidade dos pensamentos influencia na eficácia de nossa existência. A produtividade vem quando se transforma pensamentos em realizações por meio do trabalho e a da ação bem dirigida. Quem consegue superar as dificuldades do ambiente em feitos que satisfaçam tanto a si, sua consciência em Deus, quanto às outras pessoas, pode-se dizer que é uma pessoa rica em motivos para se contentar. De estar em um fluxo de progresso e de conquistas maiores.
Quem aprende a se desenvolver não pode se contentar com a estabilidade e estagnação. A alegria só se mantém na roda do progresso e da trilha do desenvolvimento pessoal. Quem percebe que estagnou na vida, mesmo em situação confortável, deixa de ter contentamento maior. Além das realizações na existência não se pode esquecer da transitoriedade dela. Um dia seremos chamados para a Pátria espiritual, para prestarmos conta daquilo que fizemos na vida.
Feliz daqueles que souberam desenvolver o amor e a caridade como Cristo fez por nós.
Paulo Hayashi Jr - Doutor em Administração. Professor e pesquisador da Unicamp.
Paulo Hayashi Jr - Doutor em Administração. Professor e pesquisador da Unicamp.