Por Paulo Hayashi Jr. - Doutor em Administração. Professor e pesquisador da Unicamp.
O ser humano dispõe de recursos gratuitos para a sua manutenção e qualidade de vida. Todavia, nem sempre se recorda de utilizá-los de modo adequado. A prece é um destes preciosos mecanismos que pode auxiliar no bem-estar físico, mental e espiritual do indivíduo. Mais do que simples ato isolado, a oração quando realizada de forma honesta, sincera e com sentimentos justos conecta o ser com uma realidade maior. É o fio que une o indivíduo ao universo e ao próprio Criador.
A prece restabelece a paz, mobiliza as forças internas, cria as condições adequadas para que o indivíduo não sucumba ao bom combate. A oração e a fé cooperam entre si para que a pessoa consiga chegar em seus objetivos, bem como de permitir a ela adentrar em seu mundo interior com harmonia. Pela organização mental das informações, emoções e sentimentos que os pensamentos são formados e que antecipa a ação. Pensamentos construtivos edificam grandes obras, enquanto que pensamentos desorganizados e bagunçados acabam trazendo transtornos e maus resultados. Enfim, escolhas e consequências moldam o acúmulo de lágrimas ou de sorrisos.
A oração é um recurso precioso. Pena que muitas vezes malbaratada ou esquecida e lembrada apenas em ocasiões tristes ou desesperadoras. O hábito da prece, da conexão e acolhimento universal, representa condição ímpar para que o ser humano possa alcançar suas vitórias no mundo. Orar é uma graça. Quem ora evita desgraças.
Portanto, faça uma linda prece depois de ler este texto para uma pessoa amada ou necessitada e para ti, hoje, antes de se deitar.
A conquista da felicidade
A existência humana não é uma tarefa fácil. Todavia, quando bem direcionada pode trazer recompensas atemporais. O essencial é o comprometimento com o progresso pessoal e o alinhamento com Deus. Edificar as boas obras e o conhecimento de um mundo que transcende o físico é vital para compreender que a vida não é para ser desperdiçada ou vivida sem propósitos. As oportunidades do presente são para as realizações que enriqueçam as memórias e também a aprovação da consciência. Esta última, como legítimo altar e tribunal interno que avalia o andamento do indivíduo na caminhada sob a terra. Mais do que as riquezas transitórias, o acúmulo das luzes internas que darão testemunha de nossa aprovação ou não.
Como legítima escola, o mundo nos traz provações para o avanço nas séries estelares. Somos requisitados ao testemunho e às obras de Deus para participar como colaboradores fiéis. Seja por meio da reforma íntima em torno da sabedoria e do amor, seja por meio da transformação externa em condições melhores. Alegrar-se com a alegria alheia, com o bem-estar do próximo, assim como a paz de consciência representam tesouros de grande valia. Todavia, é preciso que o discípulo de Cristo tenha consciência do que importa e que no processo de maturidade e desenvolvimento humano, nem tudo é válido. O espírito se alegra com o seu desenvolvimento através do estudo, do trabalho e da caridade. Avançar com a ajuda de si, do tempo e das bênçãos do universo representa o contentamento íntimo que necessitamos, plenos de amor e esperança.