Por Paulo Hayashi Jr. - Doutor em Administração. Professor e pesquisador da Unicamp.
Cada ser humano é um templo sagrado de Deus. Uma construção erguida sob o prumo de ascensão à luz. Assim como uma residência, é necessário assumir a responsabilidade tanto pela limpeza, quanto pelo desenvolvimento do patrimônio. Todavia, mentes inertes deixam crescer ervas daninhas que podem tomar conta do quintal. Outros já não fazem a devida manutenção e as rachaduras aparecem como veias expostas, fruto do descaso e da leviandade. Somente alguns poucos se dirigem com zelo à renovação interior para que o edifício prospere. Assim, quem trilha o caminho do autoconhecimento e da caridade consegue levantar outros cômodos para expandir a residência até se transformar em legítimo castelo interior.
Todavia, a jornada é longa, pois nunca sabemos de nossas curvas e erros anteriores. Para alguns mais felizes, os débitos são menores. Para outros, nem tanto. Mas o trabalho começa desde agora e quanto antes despertar para a necessidade do refazimento, melhor.
É o sagrado convite do apóstolo Pedro para uma vida meritória: "Vós também, como pedras vivas, sois edificados casa espiritual e sacerdócio santo" (2:5). Ou seja, o potencial está em nós, assim como o convite de uma vida de ascensão. É preciso apenas despertar e iniciar os trabalhos da realização do bem para o engrandecimento do mundo. Quem trabalha transforma tanto o mundo exterior, quanto a si mesmo. Enfim, o trabalho honesto e digno engrandece o ser, pois o polimento do espírito passa também pelo crivo do ofício com amor e sabedoria
A essência interior
O aprimoramento pessoal é processo de luta do indivíduo consigo mesmo. De identificar suas más tendências, de anular o ego, de extirpar de seu interior as conversas intrapessoais negativas, ao mesmo tempo que insere sementes de luz no campo mental. É uma batalha constante, pois é uma jornada tanto de autoconhecimento quanto de autodesenvolvimento. É vital que a pessoa perceba em si mesmo os problemas, os quais podem vir refletidos na maneira como olhamos e tratamos os outros. Como em uma superfície de um lago, os pensamentos e as ideias geram repercussões nas ações e atitudes frente os desafios do mundo. A capacidade de se auto-observar e mudar aos resultados das ações permite a cada dia ser melhor que ontem.
Refletir, meditar e orar são maneiras salutares e organizadas para buscar esta transposição dos obstáculos e empecilhos pessoais. Pela reflexão conseguimos identificar os pontos chaves, assim como as possíveis causas de erros e imperfeições. Conforme se avança no projeto de aprimoramento, novos desafios chegarão. Por meio da meditação se obtém o foco e a clareza de ideias necessárias para o avanço do ser sobre suas agruras. É a definição das estratégias pessoais de modo a otimizar tempo e recursos para que as mudanças venham a contento. Por último, por meio da oração vem a energia e a determinação que arrebatam a inércia e mantém a disciplina bem-quista do passo justo.
O fruto do aprimoramento é o tesouro imortal que consagra nossa essência interior e que dará testemunha, na hora certa, de nossas lutas e vitórias.