Da Assessoria - O Governo Municipal de São Miguel do Iguaçu, por intermédio da Secretaria de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo, comemorou a 22º Semana Nacional do Museu com uma programação especial, entre os dias 13 e 17 de maio, que teve a visitação de estudantes ao local, que está localizado junto à Rodoviário Municipal.
A edição de 2024 traz o tema “Museus, Educação e Pesquisa”, proposto anualmente pelo Conselho Internacional de Museus (ICOM) para o Dia Internacional dos Museus, celebrado em 18 de maio. “Trouxemos vários estudantes para visitar e conhecer o local e também convidamos pioneiros da cidade para contar a história do município”, contou a responsável pelo museu, Regina Mallmann.
Nesta sexta-feira, 17, a visitação foi dos estudantes da Escola Municipal Serafim Machado de Souza. “É um momento de apresentar aos alunos um resgate da memória do município. Precisamos resgatar isso e trabalhar com nossos estudantes, para que a história não se perca no tempo e foi importante ver o prefeito explicando a importância dos objetos usados antigamente”, disse a professora Andréia Marcelino Diedrich.
Os estudantes olhavam as fotos e objetos admirados. “Me chamou a atenção o primeiro computador do município, pensei que era uma máquina de escrever”, observou a estudante Helena Teixeira, 09 anos.
A Secretária de Educação, Solange Gamba, disse que para a educação o museu é um espaço importante de conhecimento. “O passado tornando-se presente”, completou.
Para o secretário de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo, Adaltro de Góes o museu da cidade está hoje num local estratégico que é a Rodoviária Municipal. “Enquanto aguardam o ônibus as pessoas visitam o museu e conhecem a história da cidade”, citou.
O vice-prefeito, Claudio Rodrigues, destacou que o museu tem uma grande importância para um município. “Ele conta a nossa história e mostrar isso para as pessoas, principalmente aos estudantes, é motivá-los a continuar construindo uma cidade cada vez melhor”, completou.
O prefeito Boaventura Manoel João Motta é pioneiro de São Miguel do Iguaçu e falou emocionado aos estudantes um pouco do dia-a-dia daquela época. “Fico feliz porque falei daquilo que vivenciei com toda minha família. Neste local voltei ao passado e lembrei dos desafios que nossos pioneiros passaram para construir essa bela cidade”, observou.
O museu de São Miguel do Iguaçu tem um acervo de cerca de 150 itens entre ferramentas, objetos dos pioneiros e dos indígenas, além de uma centena de fotos. O contato é (45) 3565-8185.