A Grande Esfinge de Gizé é uma imponente escultura dotada de cabeça humana e corpo de leão localizada junto às Pirâmides de Gizé. Trata-se de um dos monumentos mais extraordinários e emblemáticos não apenas no Egito, mas no mundo inteiro.
A enigmática esfinge possui uma altura de, aproximadamente, 20 metros e um pouco mais de 70 metros de longitude. Além disso, possui uma cabeça humana e corpo de leão, algo que para os antigos egípcios reunia em uma mesma figura a inteligência e a força.
Um maravilhoso mistério
A esfinge é um dos grandes mistérios de todos os tempos e ao longo de vários séculos diversos arqueólogos especularam sobre a sua procedência, sua data de criação e, inclusive, sua função.
Acredita-se que foi criada por volta do ano 2.500 a.C. como parte do complexo funerário de Quéfren e que tinha como objetivo ser o guardião que protegeria sua tumba.
Houve muitas especulações sobre o desaparecimento de seu nariz, visivelmente desgastado. Muitas teorias atribuem o desaparecimento a Napoleão. No entanto, essa hipótese foi desmontada quando foram encontrados desenhos realizados por um explorador antes do nascimento de Napoleão.