Da Assessoria - O Governo Municipal de São Miguel do Iguaçu, por meio da Secretaria de Saúde, realizou no último sábado, dia 08 de junho, o ‘Dia D’ de mobilização nacional da Campanha de Vacinação contra Poliomielite.
Durante o dia, foram aplicadas 560 doses de vacinas sendo, deste total, 242 doses da vacina contra poliomielite e as demais doses referentes às vacinas contra influenza e de rotina, conforme Calendário Nacional de Vacinação. Além disso, também foram verificadas 98 cadernetas de vacinação que estavam com as vacinas em dia, não sendo necessária a aplicação de dose de vacina.
‘Essa ação atendeu a expectativa, as equipes aproveitaram o momento para estar colocando em dia a Caderneta de Vacinação do usuário e ampliando a imunização coletiva’, destacou a coordenadora de Imunização do município, Lucinei Aparecida da Silva.
A coordenadora de Imunização da 9ª Regional de Saúde de Foz do Iguaçu, Carmem Lucia Raiski, esteve acompanhando os trabalhos no município e reforçou a importância da vacina para evitar a volta da poliomielite, também conhecida como paralisia infantil. ‘Os pais dessa nova geração não sabem qual é o agravamento da doença, mas lá em 1950, 1960, quem tem mais de 50 anos sabe que foi muito complicada essa doença no Brasil. Ainda está erradicada aqui, mas tem alguns países que está voltando. Então é muito importante tomar essa vacina’, alertou.
A Campanha de Vacinação contra a Poliomielite continua até o dia 14 de junho e tem como público-alvo crianças menores de 5 anos de idade. As crianças menores de 01 ano devem atualizar a caderneta e as crianças de 01 ano a 04 anos devem receber uma dose da vacina.
As doses estão sendo aplicadas nas seguintes Unidades de Saúde:
Perímetro urbano:
ESF Gaúcha;
Panorama (ESF Manoel Nicolau Bauer e Santo Antônio)
Novo Mundo (ESF Lúcia Barp da Costa e Santa Catarina);
Central (ESF Central e Paraguaçu);
Perímetro Rural:
ESF São Jorge;
ESF Bruno Alfredo Boufleuer (Santa Rosa);
ESF Aurora;
ESF Ipiranga.
Horário de atendimento das salas de vacina é das 08h00 às 11h00 e das 13h00 às 16h30.
A orientação é para que todos que procurem a unidade de saúde mais próxima munidos da caderneta de vacinação, cartão do SUS, RG e CPF.