Da Assessoria - A equipe pedagógica da Secretaria Municipal de Educação de São Miguel do Iguaçu está realizando um curso de aperfeiçoamento para os professores da Educação Infantil das escolas municipais e do Colégio Indígena Teko Ñemoingo.
O Projeto de Leitura e Escrita na Educação Infantil (LEEI) vem de encontro às ações do Compromisso Nacional da Criança Alfabetizada do Governo Federal. Um total de 38 professores do município se inscreveram para participar das 120 horas de aperfeiçoamento durante 08 meses, com encontros presenciais e pela internet.
“O objetivo é criar a cultura da oralidade, leitura e escrita na rotina das crianças das turmas pré I e II, além de familiarizar as crianças com a linguagem escrita num processo natural desde cedo”, contou a coordenadora pedagógica da Educação Infantil, Vancleir Florencio Bloemer,
Nesta quarta-feira, 16, aconteceu o segundo encontro presencial do Projeto LEEI na faculdade Uniguaçu com os professores. “A temática de hoje foi sobre a oralidade e as narrativas infantis, voltadas para a construção da identidade cultural das crianças”, explicou Vancleir.
A professora Roseli Baratieri Cavalheiro, da Escola José Francisco de Oliveira, disse que o conteúdo específico desta aula foi espetacular porque foi estudado a importância de se passar aos alunos a experiência histórica e cultural do professor. “Tudo aquilo que remete à memória cultural de uma comunidade precisa ser repassado para nossos alunos”, completou.
A secretária de Educação, Solange Gamba, destacou que os professores do município têm à disposição diversos cursos para que possam ter uma formação continuada. “O saber se constrói dia após dia”, exaltou.
Os encontros presenciais acontecem uma vez por mês durante 08 horas e pela internet, também mensalmente, durante 02 horas.