banner livro

 
 
   Categorias
  ATLETISMO
  Banco do Brasil
  Brasil
  Cartas do Leitor
  Educação
  Ego Famosos
  ENTREVISTAS
  Esporte
  Eventos
  Familias
  Foz do Iguaçu
  Geral
  Itaipu Binacional
  Lindeiros
  Moda
  Mundo
  Oeste
  Opinião do Leitor
  Policiais
  Politica
  Santa Terezinha de Itaipu
  São Miguel do Iguaçu
  Sociais
  Virtudes e valores
 
     
   Colunistas
Cultura
João Maria
 
   
 
   Previsão
 
 

 
 
 
Envie por email
 
2ª Ação de prevenção à Saúde Mental é realizada na Comunidade Indígena de São Miguel do Iguaçu
  Data/Hora: 24.out.2024 - 20h 10 - Categoria: São Miguel do Iguaçu  
 
 
clique para ampliar

Da Assessoria - O Governo Municipal de São Miguel do Iguaçu, por intermédio da Secretaria de Saúde, juntamente com a Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI), realizaram pelo segundo ano seguido um evento de prevenção à Saúde Mental na última sexta-feira, 18 de outubro, na Comunidade Indígena Avá-Guarani Tekoha Ocoy, no interior do município.

 

A ação, que aconteceu no Colégio Estadual Indígena Teko Ñemoingo, veio de encontro a uma grande preocupação das lideranças, que são os números de suicídios nas aldeias da região.

 

“Nos últimos anos várias pessoas tiraram a vida e outras tantas tentativas aconteceram na Aldeia Avá-Garani Tekoha Ocoy, comunidade com pouco mais de 800 habitantes”, conta preocupada a enfermeira da Unidade de Saúde da aldeia, Lilian Maria Rodrigues.

 

Durante todo o dia várias oficinas foram realizadas com os seguintes temas: Ansiedade, preocupação e medo; Raiva e suas expressões; Tristeza; Apatia e indiferença; Felicidade e alegria; Tipos de violências; e Identificação Cultural.

 

Além disso, na edição deste ano, foi apresentado o projeto de cinema itinerante CataCine com a exibição de curtas-metragens infantojuvenis latino-americanos de temática indígena. “O objetivo dessa curadoria foi apresentar títulos que conversassem com a comunidade presente no evento, demonstrando que pessoas indígenas podem, sim, ser protagonistas de suas narrativas, inclusive no cinema e audiovisual”, disse o responsável pelo projeto, Paulo Eduardo Garcia.

 

A coordenadora da Equipe Multiprofissional das Estratégias Saúde da Família (ESF) e da Equipe Multiprofissional do Autismo, Marijane Bianchin Alves, observou que esses eventos servem para buscar uma aproximação com essa comunidade. “Vamos traçar metas e objetivos para que esse trabalho seja mais constante para que eles possam se sentir acolhidos e contar com o apoio em todos os momentos”, destacou.

 

O coordenador do Polo Base Santa Helena (PR) / DSEI Litoral Sul (Distrito Sanitário Especial Indígena Litoral Sul), unidade gestora do Subsistema de Atenção à Saúde Indígena (SasiSUS) da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), enfermeiro Antônio José Meireles Fernandes e a psicóloga, Ana Cristina Ferreira, estiveram presentes no evento. “A ação contribuiu de forma positiva no trabalho de prevenção à saúde mental dessa comunidade. Os números mostram que mais pessoas estão vindo buscar ajuda, o que demonstra o sucesso do programa”, contou o enfermeiro Antônio.

 
 

 

 

 
 
Deixe seu comentário!
 
 
 
Rose Bueno Acessórios
Banner Mirante
Banner emprego
Banner Exposição
Bassani
Banner violência se limite
Banner pedrão 2018
Banner Einstein