banner livro

 
 
   Categorias
  ATLETISMO
  Banco do Brasil
  Brasil
  Cartas do Leitor
  Educação
  Ego Famosos
  ENTREVISTAS
  Esporte
  Eventos
  Familias
  Foz do Iguaçu
  Geral
  Itaipu Binacional
  Lindeiros
  Moda
  Mundo
  Oeste
  Opinião do Leitor
  Policiais
  Politica
  Santa Terezinha de Itaipu
  São Miguel do Iguaçu
  Sociais
  Virtudes e valores
 
     
   Colunistas
Cultura
João Maria
 
   
 
   Previsão
 
 

 
 
 
Envie por email
 
Inveja
  Data/Hora: 9.nov.2024 - 3h 39 - Colunista: Cultura  
 
 
clique para ampliar

Por Paulo Hayashi Jr. - Doutor em Administração. Professor e pesquisador da Unicamp.

 

Quando o sucesso alheio não causa nem comoção, tampouco os sentimentos superiores, então há o problema da indiferença e da inveja. É a fogueira interna do ego que se preocupa mais com a depreciação de terceiros do que com a própria autovalorização. Quem trilha a inveja lança dardos mentais de energias deletérias, mas que não acerta o alvo quando não se vibra na mesma sintonia.

 

A inveja pode ser combatida pelo exercício do autoconhecimento e uso das forças internas. Apenas quando se percorre o caminho interior pode o ser humano olhar com discernimento o futuro a frente. A informação precisa, a verdade superior pode dissolver os véus de Maya e de ilusão que faz com que o indivíduo se vê fragmentado e fragilizado diante dos desafios.

 

A existência é de trabalho, ganhos e aprendizagens. A cada momento somos convidados para participar da ciranda da vida. Algumas lições vêm para nos ajudar em pontos específicos e a cada provação, novas aprendizagens e superação. Superar os pontos de inveja é deixar para trás o passado de lamentação para perceber que todos são capazes. A luz do sol e das estrelas brilham para todos. Deus, o nosso Pai de misericórdia nos fez fortes, mas não completos ainda. Cada um deve se esforçar para seu progresso também. Nada vem de graça, caso contrário a vida não teria sentido. Ganhar e ser feliz simboliza aspecto de maturidade pessoal e espiritual de cada um. Assim, alegrar-se com o contentamento alheio é perceber que não há distância entre os seres e que o importante é o avanço da família humana.

 
 

 

 

 
 
Deixe seu comentário!
 
 
 
Banner pedrão 2018
Rose Bueno Acessórios
Banner Einstein
Banner Mirante
Bassani
Banner emprego
Banner violência se limite
Banner Exposição