Da Assessoria - Foi inaugurada nesta quarta-feira, 20, em São Miguel do Iguaçu a Trilha Quilombo Apepu, saindo da borda da floresta do Parque Nacional do Iguaçu até a beira do Rio Iguaçu. A trilha percorre trecho com grandes árvores na floresta e no final margeia o riacho Apepú, num total de 6,7 km de extensão (ida e volta).
A obra foi realizada com recursos viabilizados pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e apoio da concessionária Urbia Cataratas, simbolizando a união entre preservação ambiental e valorização cultural.
Na cerimônia de inauguração da trilha a presença de diversas autoridades, entre eles o prefeito de São Miguel do Iguaçu, Boaventura Manoel João Motta, e o vice, Cláudio Rodrigues, além do responsável pela Área de Uso Público do Parque Nacional do Iguaçu, José Ulisses dos Santos, representantes da UNILA, Universidade do Oeste do Paraná (Unioeste), Instituto Água e Terra (IAT) e Mario Macedo Junior, gestor da Urbia Cataratas.
Em seus pronunciamentos, as autoridades destacaram o potencial turístico e cultural dessa região de São Miguel do Iguaçu. “Essa comunidade é protagonista no turismo sustentável”, destacou José Ulisses dos Santos.
“Esses momentos são possíveis graças a parcerias e o parque vai continuar sendo referência mundial em preservação ambiental”, disse Mario Macedo Unior.
“Vamos reabrir a estrada velha de Guarapuava, acesso histórico, para facilitar a chegada à essa trilha maravilhosa”, anunciou o prefeito de São Miguel do Iguaçu, Motta.
Após os discursos, os convidados exploraram a Trilha do Apepu, que agora integra a Trilha Nacional de Longo Curso Caminhos do Peabiru, uma iniciativa da Rede Trilhas. A trilha pode ser percorrida a pé ou de bicicleta, oferecendo uma experiência autoguiada em meio à rica biodiversidade do Parque Nacional do Iguaçu.