Da Assessoria - O Governo Municipal de São Miguel do Iguaçu, por intermédio do Museu Histórico, vinculado à Secretaria de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo, realizou na última sexta-feira, 22, no Centro de Convivência do Idoso Ilza Therezinha Piccoli Pagot, o 2º Encontro dos Pioneiros (Década de 50, 60 e 70).
O evento contou com a participação de centenas de pioneiros que durante toda a tarde contaram diversas histórias da colonização de São Miguel do Iguaçu. “O tempo foi pouco para contar todas as histórias. Foi emocionante. Não sabia que ainda tinham tantos pioneiros por aqui”, contou o pioneiro da década de 60, Sr. Luiz Minuzzo.
O 1º encontro dos pioneiros aconteceu em junho deste ano no Museu localizado na Rodoviária Municipal, que comemorou o dia do pioneiro. “Por solicitação dos participantes decidimos realizar o 2º, e outros estão sendo planejados também”, contou a diretora do Museu, Regina Mallmann.
A pioneira da primeira geração de São Miguel (década de 50), Nadira Amboni Barbeiro, achou o encontro maravilhoso. “Ouvi tantas histórias e foi como passar um filme na minha cabeça. Todos relatos emocionantes”, relatou.
O encontro foi prestigiado por pessoas que não foram colonizadores, no entanto, fazem parte da história do município. É o caso do Sr. Armando Luiz Polita, prefeito por 16 anos do município. “É importante essa valorização porque foram pessoas que construíram essa linda cidade”, destacou.
Os mais jovens também marcaram presença no evento para ouvir essas histórias emocionantes. O vereador Raulique Farias, enfatizou que é um momento de agradecimento a esses pioneiros. “Essas pessoas facilitaram nossa vida. A geração dos anos 70 em diante foi privilegiada, teve desafios claro, no entanto, a ‘terra’ já estava feita quando aqui chegaram”, observou.
Interessante destacar no evento a participação de crianças e adolescentes que, além de prestigiar, participaram diretamente do acontecimento. As meninas cantoras do Espaço Cris Henicka abrilhantaram o encontro com belas músicas e cantos. “Além de ouvirem essas histórias maravilhosas, elas presentearam nossos pioneiros com cantos e músicas e foi emocionante”, disse a professora Cris.
A diretora de Cultura, Marlei Scussel Farias, ficou surpresa com o grande número de pioneiros presentes. “Foi incrível. Um momento de uma riqueza ímpar e chamou a atenção também a participação dos filhos, netos dos nossos pioneiros”, citou.
O secretário de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo, Adalto de Goés, ficou emocionado com o encontro e destacou que esses momentos devem ser valorizados. “Parabéns aos participantes e organizadores e estamos preparando e esperando o próximo”, finalizou.