A entrega do Prêmio Orgulho Negro, em sua 16ª edição, realizado todos os anos pelo Quilombo Livre de Foz do Iguaçu, no dia 27 de novembro – esse ano homenageou Mãe Ana do Acarajé de Foz do Iguaçu e o jornalista, escultor e artista plástico João Maria Teixeira da Silva, de São Miguel do Iguaçu – Pr.
O evento realizou-se nas dependências do Moura Palace Hotel, onde acontece desde a sua 5ª edição, e contou com a presença de diversas lideranças afrodescendentes de Foz e região, entre os quais, Robson Douglas da Conceição, presidente e fundador; a sua esposa, Camila da Conceição; Nega Chica, criadora do Movimento dos Filhos da Senzala; mestre Nescau, do grupo Camboatá, presidente da Escola de Samba Mocidade Unidos do Porto Meira; o Diretor Executivo do Quilombo Livre, Moacir Moura; a criadora do desenho e logo dos Filhos da Senzala, Isa Vitória e da fundadora da ONG Avá Guarani, a Embaixadora Gilda Motta Santos Neves, conhecida como Gilda Mercosul, também considerada mãe de Robson.
Lembra Robson, que o Quilombo Livre é um Movimento de Foz do Iguaçu que promove o Prêmio Orgulho Negro. “O objetivo deste evento, é homenagear pessoas de pele negra que se destacam nas comunidades onde estão inseridos, bem como, aquelas pessoas de pele negra ou não, que trabalham para manter a cultura afrodescendente viva no Brasil”.
Segundo Robson, a intenção é no futuro, organizar um encontro com todos os já homenageados pelo Quilombo Livre. “Nesse dia, vamos entregar a cada um dos homenageados, uma aliança de prata, simbolizando a união, a cultura afrodescendente”, revela Robson.
Infelizmente, por motivo de força maior, não pude comparecer para receber essa honraria – que desde já agradeço profundamente. Essa entrega deve acontecer no próximo dia 08 de dezembro, durante o evento “12 Horas Solidária”, que visa arrecadar alimentos não perecíveis para as famílias carentes de Foz do Iguaçu, que todos os anos o Quilombo Livre, realiza.
“Esse é um evento, onde a comunidade de Foz do Iguaçu, mostra o oque existe de melhor no ser humano – o sentimento de solidariedade e amor pelas pessoas”, pontifica, Robson.