Da Assessoria - Foi realizada na manhã desta sexta-feira, 07, na Rua Coberta Addy Cavalca, uma aula inaugural que marcou o início das atividades para o ano de 2025 do projeto ‘Academia da Saúde’, que é desenvolvido pelo Governo Municipal de São Miguel do Iguaçu, por meio das Secretarias de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo e de Saúde.
Atualmente o município conta com a participação de 120 pessoas nas academias ao ar livre instaladas no distrito da São Jorge e ao lado do Posto de Saúde Central. Os encontros são semanais e compreendem atividades físicas, caminhadas e exercícios com apoio de aparelhos de ginástica.
Uma equipe multiprofissional com professores de Educação Física, fisioterapeuta, psicólogas, terapeutas ocupacionais e nutricionistas acompanha os integrantes da academia. “É um trabalho excepcional e ainda há vagas. Os interessados podem procurar a Academia da Saúde ao lado da Unidade de Saúde Central e em São Jorge”, informa a fisioterapeuta Laís Ferreira de Farias.
O projeto já vai para o seu sétimo ano, mudando a vida de muitas pessoas. É o caso da Sra. Gasparina Maria dos Reis que participa da academia desde o início. “Fico ‘para cima’ participando deste projeto porque minha saúde sempre é boa. Temos ótimos professores e parabéns a administração por incentivar o programa”, declarou.
E foi vendo esses resultados que a cada ano a academia recebe novos integrantes. “Minha amiga me convidou e quero malhar um pouco para melhorar minha saúde”, disse a Sra. Maria dos Santos, que foi participar pela primeira vez na aula.
Para a secretária de Saúde, Adriana da Silva Motta, a volta da Academia da Saúde é uma alegria. “Percebemos a ansiedade dos participantes em retornar às atividades. São momentos únicos na vida de todos eles e faço votos que aproveitem bem cada instante”, relatou.
O programa tem o apoio do Ministério da Saúde, do Governo Federal.