Da Assessoria - A equipe de Agentes de Combate a Endemias (ACE’s) da Vigilância em Saúde de São Miguel do Iguaçu, vinculada à Secretaria Municipal de Saúde, está realizando buscas ativas noturnas aos escorpiões amarelos e, somente no mês de janeiro de 2025, foram capturados 53 animais.
As buscas foram concentradas no centro, bairro Cataratas, Jardim Mariana e na região da antiga Gaúcha. “Esse é um número alto para essa época do ano, tendo em vista que é no mês de agosto que eles surgem mais porque é o período de reprodução”, explica a coordenadora de Endemias, Dejane Dondossola.
Uma das causas que aproxima os escorpiões da cidade continua sendo o fato de as áreas urbanas abrigarem muitas baratas, que são o alimento preferido desses aracnídeos, além de acúmulo de entulhos, principalmente madeiras e galhos.
O grande número de exemplares encontrado reforça a necessidade de medidas de prevenção da comunidade para evitar acidentes com o animal. Dentre as ações preventivas estão fechar ralos de pias, banheiros e demais localidades da residência. Também vedar soleiras de portas e frestas, realizar dedetização na residência, limpeza e vedação das caixas de gordura, no pátio cuidados para não ocorrer acúmulo de folhas e matérias orgânicas e entulhos, vedar rachaduras e buracos em muros são ações.
Outra medida crucial é comunicar os estabelecimentos de Vigilância e Atenção Básica em Saúde assim que esses animais forem encontrados nas residências, para que seja realizada a coleta de dados e busca ativa. Em São Miguel do Iguaçu o contato é: (45) 3565-8146.
Em caso de acidente com escorpião, a recomendação é procurar imediatamente uma Unidade de Saúde ou hospital mais próximo. Se possível, levar o animal ou uma foto para identificação da espécie. Limpar o local da picada com água e sabão pode ajudar, desde que não atrase a ida ao serviço de saúde!