Da Assessoria - Milhares de pessoas, dezenas de pilotos e diversos veranistas de 37 municípios do Paraná, Santa Catarina e do Paraguai viveram fortes emoções no último final de semana no Terminal Turístico Balneário Ipiranga, com a realização da primeira etapa da Copa Oeste de Velocross 2025 – Troféu Ismael Lunkes.
A competição fez parte da programação do ‘São Miguel Mais Verão’, realizado pelo Governo Municipal de São Miguel do Iguaçu, por intermédio da Secretaria de Cultura, Esporte, Turismo e Lazer. A Copa Oeste é organizada pela MZ Sports, com supervisão da Federação Paranaense de Motociclismo (FPRM).
O evento foi desafiante para os organizadores, pilotos e a equipe de apoio. “No sábado choveu cerca de 70 milímetros fazendo com que a pista ficasse com muito barro, exigindo maior atenção dos pilotos, ajustando ordem de largada e constante apoio das máquinas do governo municipal na recuperação do trajeto”, contou o promotor de eventos esportivos e proprietário da MZ Sports, Marcos Zibetti.
Ele elogiou a logística e o apoio da equipe do governo municipal. “Apesar de tudo, a drenagem da pista é fantástica fazendo com que durante a competição o local já estivesse bem melhor. A estrutura do Terminal Turística e do governo municipal foi fundamental para isso”, observou Zibetti.

A competição contou também com a participação dos pilotos mirins, uma festa para as crianças e suas famílias. O vencedor na sua categoria, Guilherme de Almeida Lima, 12 anos, da cidade de Umuarama-PR, disse que a vitória foi o resultado de muito esforço. “Minha primeira vitória numa pista muito técnica, difícil”. A mãe do jovem corredor, Marinalva de Andrade Almeida, citou o ambiente familiar do local da competição. “Rodamos 250 km, dormimos aqui na cidade, um lugar maravilhoso e ambiente fantástico”, completou.
Um charme especial ficou por conta das disputas femininas. “Foi gratificante o primeiro lugar da minha categoria porque estava parada há bastante tempo. Foi sensacional, esse lugar é lindo demais”, relatou Lohana Gabriele Machado, da cidade de Toledo-PR.
Essa 1ª etapa da competição levou o nome do jovem piloto Ismael Lunkes, da cidade de Missal-PR, que morreu em dezembro do ano passado em acidente automobilístico quando voltava do Arena Cross, evento de motociclismo em Campina Grande do Sul. “Dediquei meu troféu de primeiro lugar em minha categoria a ele e entreguei nas mãos de sua mãe que esteve presente aqui nesse evento”, contou o piloto Ivandro Kuhn, o Twitter, da cidade de Missal-PR.
A mãe do jovem Ismael, Cláudia Hilbert, ficou muito emocionada com a homenagem. “Agradeço os organizadores, principalmente o Sandro Alexandre (Tatu), pela lembrança que me emocionou”, destacou.
Segundo o secretário de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo, Sandro Alexandre, que depois de um ano e meio voltou a competir no evento e ficou em segundo lugar em sua categoria, o velocross é uma competição que já faz parte do calendário esportivo do município. “Muito emocionante participar da organização e poder competir depois de tanto tempo. Obrigado a todos do governo municipal que auxiliaram brilhantemente na realização da copa”, agradeceu.
A programação do São Miguel Mais Verão segue no próximo fim de semana, dias 22 e 23 de fevereiro, com a realização de um torneio de handebol de praia, nos naipes masculino e feminino, para equipes convidadas. Serão distribuídos troféus e medalhas para os três primeiros colocados.