Da Assessoria - Tendo como local a sala da Proteção Social Especial (PSE), alocada na Secretaria Municipal de Assistência Social, e a coordenação das profissionais Psicóloga Nágila Thainá Christ Ghellere e Assistente Social Priscila Goularte Maximiano Pereira, foi realizado o 1º Encontro do Projeto Família Extensa. O encontro teve como tema: “Conhecendo a Minha Família.”
O principal objetivo da realização do encontro foi apresentar o projeto de forma detalhada, destacando seus propósitos, metodologia e benefícios esperados, bem como fomentar a integração entre as famílias, criando um ambiente acolhedor e propício para o fortalecimento dos vínculos familiares e/ou comunitário e incentivar uma reflexão inicial sobre as dinâmicas e as composições familiares, promovendo o diálogo e a conscientização sobre os desafios e oportunidades na convivência familiar.
Conforme disseram as profissionais que coordenam os trabalhos, “esses encontros proporcionam a criação de vínculos entre os integrantes, o trabalho do conceito indivíduo, família e comunidade, além de oportunizar trocas de conhecimentos e experiências. Uma prática lúdica foi realizada, onde os participantes criaram suas famílias através de desenhos e representações, podendo refletir sobre o seu contexto familiar e a história dos sujeitos que a compõem. Foi apresentado e entregue para os responsáveis também, a carteirinha de cada criança/adolescente acolhido.”
Outro foco foi o de orientar sobre a segurança de acolhida, segurança de convívio ou vivência familiar, comunitária e social; segurança de desenvolvimento de autonomia individual, familiar e social, para que haja a superação das dificuldades, pautando-se sempre na ética, no respeito à dignidade e a diversidade/subjetividade dos sujeitos.
A equipe da sala de Proteção Social Especial (PSE), busca ainda socializar essa informação aos demais serviços como estratégia de sensibilização aos atendimentos, além de ser uma estratégia de reconhecimento e valorização daqueles que se propuseram a essa acolhida.
O projeto será realizado através de encontros mensais em grupo com as famílias extensas presentes na rede, composta pelos acolhidos e/ ou seus guardiões.