Da Assessoria - Foi inaugurada na tarde de quarta-feira, 19, a nova subestação de energia da Companhia Paranaense de Energia (Copel) em São Miguel do Iguaçu, em cerimônia que contou com a presença de autoridades municipais, regionais e estaduais.
A inauguração é a maior obra dos últimos anos em São Miguel do Iguaçu, com investimento da ordem de R$ R$ 37,9 mi (trinta e nove milhões e novecentos mil reais) e vai beneficiar consumidores do próprio município e também de outras cidades da região.
Uma antiga reivindicação do Governo Municipal e da sociedade civil organizada do município, tendo em vista as constantes quedas de energia elétrica. “Um dia muito feliz para nós, agradeço o Governo do Estado e demais lideranças pela atenção dada às nossas solicitações para que essa obra fosse realidade”, relatou o prefeito Boaventura Motta.
Com tecnologia moderna de automação e segurança, a subestação de São Miguel do Iguaçu opera em alta tensão – 138 mil volts – e ampliará a capacidade de distribuição na região, beneficiando diretamente 23 mil unidades consumidoras residenciais, comerciais, industriais e agrícolas do município, da vizinha Serranópolis do Iguaçu e de áreas rurais localizadas entre Medianeira e Foz do Iguaçu.

O presidente da Copel, Daniel Pimentel Slaviero, disse que a obra é um orgulho para a empresa e o Governo do Paraná. “Vai dar mais segurança no fornecimento de energia para o crescimento de São Miguel e da região”, comentou.
O Secretário de Estado de Planejamento, Guto Silva, observou que a inauguração da subestação de São Miguel vai auxiliar no desenvolvimento econômico da região. “As constantes quedas na energia comprometiam o setor produtivo levando a muitas perdas. Essa obra vai solucionar em grande parte esse problema”, destacou.

Entre as lideranças presentes, estava o deputado estadual Hussein Bakri (PSD), que lembrou das cobranças do prefeito Motta e demais lideranças acerca dessa obra. “É preciso cobrar, correr atrás, lutar como São Miguel do Iguaçu faz. O resultado aparece e essa obra é um exemplo disso. Vamos agora na busca de liberações de novos recursos para o município. Em breve novas notícias e outras grandes obras para a cidade”, anunciou o deputado.
O vice-prefeito, Claudio Rodrigues, citou que a subestação da Copel no município é um sonho realizado. “A partir de agora esses picos de energia serão menores. Um importante trabalho do Governo do Estado na nossa cidade, que está crescendo em todos os sentidos”, lembrou.
A presidente da Câmara Municipal, Juliane Dandolini, destacou que essa obra é um marco importante para o desenvolvimento e a melhoria do fornecimento de energia para a região. “Esse investimento trará mais segurança e eficiência para a população, impulsionando o crescimento local”, celebrou.
O prefeito Motta finalizou destacando que a subestação de da Copel São Miguel do Iguaçu é uma grande e maravilhosa obra. “Que capricho, um orgulho para o município e a região”, emendou.