banner livro

 
 
   Categorias
  ATLETISMO
  Banco do Brasil
  Brasil
  Cartas do Leitor
  Educação
  Ego Famosos
  ENTREVISTAS
  Esporte
  Eventos
  Familias
  Foz do Iguaçu
  Geral
  Itaipu Binacional
  Lindeiros
  Moda
  Mundo
  Oeste
  Opinião do Leitor
  Policiais
  Politica
  Santa Terezinha de Itaipu
  São Miguel do Iguaçu
  Sociais
  Virtudes e valores
 
     
   Colunistas
Cultura
João Maria
 
   
 
   Previsão
 
 

 
 
 
Envie por email
 
A doce magia da Capoeira – Professor Jhony (muambeiro) apresenta seus alunos na Rua Coberta – Ady Cavalca
  Data/Hora: 21.fev.2025 - 5h 43 - Colunista: João Maria  
 
 
clique para ampliar

“Eu sonho em ver essa arte, como uma atividade física incluída nas aulas de Educação Física – fazendo parte do currículo escolar e contribuindo para o desenvolvimento integral dos nossos jovens”

 

Não estive presente nesta apresentação – mas assim que recebi as fotos e visualizei o meu neto Joaquim, com apenas sete aninhos entre os demais, com os olhos brilhando de felicidade, não me contive e liguei para o Professor Jhony (muambeiro), para fazer essa matéria.

 

Segundo ele, por iniciativa própria e com o apoio do Prefeito Motta e da Presidente do Legislativo, vereadora Juliani Dandolini, está desenvolvendo esse Projeto junto ao Ginásio de Esportes do Bairro Floresta, com aulas duas vezes por semana.   

 

“Estamos iniciando o nosso trabalho, com aulas duas vezes por semana. Já estamos no quarto mês, atualmente com 37 alunos – mas meu desejo é ver esse Projeto ampliado e abraçado pela comunidade e levado para as escolas”, me dizia ele.

 

“Essa apresentação hoje na Rua coberta Ady Cavalca, foi para que mais e mais pessoas pudessem ver a beleza da Capoeira como arte, como uma atividade física gostosa de praticar por qualquer ser humano, independente de idade, sexo ou raça”, demonstrando o seu desejo de ampliar, contribuir e colocar a Capoeira nos eu devido lugar como arte que modela o corpo, a mente e o espírito.  

 

“Eu sonho em ver essa arte, como uma atividade física incluída nas aulas de Educação Física – fazendo parte do currículo escolar e contribuindo para o desenvolvimento integral dos nossos jovens”, ressalta o Professor, citando os inúmeros benefícios físicos para quem se dedica a Capoeira.

 

“Além de melhorar a consciência corporal, desenvolve força, agilidade, flexibilidade, resistência e coordenação motora, exercitando o equilíbrio”, descreve.  

 

“Como todos os esportes, onde a disciplina é o ponto de partida, contribui para o desenvolvimento da atenção, da concentração, aumentando a autoestima e contribuindo para a compreensão da realidade social onde estamos inseridos”, aponta, demonstrando consciência e maturidade.

 

Estamos na torcida. De fato, o que mais me encanta na Capoeira, é que ela une dança e musicalidade e pode ser trabalhada de forma lúdica unindo esporte, luta e filosofia de vida.

 

A sua disseminação junto a comunidade escolar, além de ajudar no combate à violência ao seu entorno, vai promover a socialização – desenvolvimento de um senso de inclusão social. 

 

O Projeto está iniciando - fazem três meses que as aulas são ministradas no Ginásio de Esporte do Bairro Floresta na segunda e quinta-feira. Às 18:00 horas para as crianças e as 19:00 horas para os Adultos. 

 
 

 

 

 
 
Deixe seu comentário!
 
 
 
Banner violência se limite
Bassani
Banner Lúcia Helena
Rose Bueno Acessórios
Banner emprego
Banner pedrão 2018
Banner Exposição
Banner Mirante
Banner Einstein