Banner itaipulândia abril

 
 
   Categorias
  ATLETISMO
  Banco do Brasil
  Brasil
  Cartas do Leitor
  Educação
  Ego Famosos
  ENTREVISTAS
  Esporte
  Eventos
  Familias
  Foz do Iguaçu
  Geral
  Itaipu Binacional
  Lindeiros
  Moda
  Mundo
  Oeste
  Opinião do Leitor
  Policiais
  Politica
  Santa Terezinha de Itaipu
  São Miguel do Iguaçu
  Sociais
  Virtudes e valores
 
     
   Colunistas
Cultura
João Maria
 
   
 
   Previsão
 
 

 
 
 
Envie por email
 
Itaipulândia participa da campanha de Prevenção à Dengue do Sesc “Aqui o Mosquito Não Entra”
  Data/Hora: 21.fev.2025 - 9h 48 - Categoria: Geral  
 
 
clique para ampliar

Da Assessoria - O Sesc Paraná lançou recentemente uma Campanha de Prevenção à Dengue que tem como objetivo fortalecer a conscientização social sobre a importância do enfrentamento à dengue, doença que afeta inúmeros paranaenses. Por meio de uma competição educativa, a campanha busca contribuir com a redução dos casos da doença no Estado, incentivando a eliminação de focos/criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue e outras arboviroses. A Campanha consta de uma “disputa” que é regida por um regulamento.

 

A participação na competição da Campanha de Prevenção à Dengue “Aqui o Mosquito Não Entra”, exige a inscrição no site oficial da campanha (www.sescpr.com.br/contradengue) ou no aplicativo do Sesc Paraná, por meio do ícone “Previna a Dengue”.

 

A disputa virtual visa sensibilizar, informar e orientar a população sobre a importância de prevenir a dengue, incentivando a remoção de focos do mosquito Aedes aegypti.

 

Podem participar da disputa virtual todas as pessoas residentes no Estado do Paraná, independentemente da idade, que tenham acesso à internet, e-mail, aparelho compatível e câmera para registro fotográfico, indicando focos encontrados e sua eliminação.

 

Serão duas categorias: Contribuição individual, onde a participação de pessoas físicas com cadastro individual (comerciários, dependentes, agentes de saúde e público em geral) e Contribuição coletiva cuja participação será por meio da soma de esforços de um grupo de participantes individuais.

 

De acordo com o regulamento da Campanha, o período de inscrição será de  12/02/2025 – 30/05/2025.

 

Confira o regulamento da Campanha “Aqui o Mosquito Não Entra”:

 

Campanha de Prevenção à Dengue “Aqui o Mosquito Não Entra” – Disputa virtual 2025

 

Regulamento Geral

A Campanha de Prevenção à Dengue do Sesc Paraná tem como objetivo fortalecer a conscientização social sobre a importância do enfrentamento à dengue, doença que afeta inúmeros paranaenses. Por meio de uma competição educativa, a campanha busca contribuir com a redução dos casos da doença no Estado, incentivando a eliminação de focos/criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue e outras arboviroses.

Focos ou criadouros são locais ideais para a reprodução do mosquito, ou seja, locais com parada onde a fêmea do mosquito pode depositar seus ovos.

A disputa é regida por este regulamento e os participantes serão considerados conhecedores das informações aqui contidas, submetendo-se, sem reserva, às consequências que dele possam emanar.

01 – Objetivo:

A disputa virtual visa sensibilizar, informar e orientar a população sobre a importância de prevenir a dengue, incentivando a remoção de focos do mosquito Aedes aegypti. A competição entre os participantes está vinculada ao maior número de pontos acumulados, os quais são gerados a partir do envio de registros fotográficos da eliminação de focos enviados e aprovados pela equipe de revisão.

  1. – Participantes:
  1. Podem participar da disputa virtual todas as pessoas residentes no Estado do Paraná, independentemente da idade, que tenham acesso à internet, e-mail, aparelho compatível e câmera para registro fotográfico, indicando focos encontrados e sua eliminação.
  2. Não serão aceitos participantes individuais ou coletivos residentes fora do Estado do Paraná. Caso o participante seja um ganhador, será necessário comprovar a residência.
  3. A participação na competição da Campanha de Prevenção à Dengue “Aqui o Mosquito Não Entra” exige a inscrição no site oficial da campanha (www.sescpr.com.br/contradengue) ou no aplicativo do Sesc Paraná, por meio do ícone “Previna a Dengue”.
  4. Os participantes são totalmente responsáveis pelas fotos inseridas no aplicativo, bem como pela gestão de seus dados, comprometendo-se com a veracidade das fotos, dados e demais postagens no perfil cadastrado.
  5. Após o término da campanha, o participante não poderá mais realizar alterações em seu perfil, mas poderá visualizar suas fotos, pontuações e outras informações.
  6. Tipos de participantes:

1. Contribuição individual: Participação de pessoas físicas com cadastro individual (comerciários, dependentes, agentes de saúde e público em geral).

2. Contribuição coletiva: Participação por meio da soma de esforços de um grupo de participantes individuais.

03 – Inscrições e participação:

  1. As inscrições devem ser realizadas no site da Campanha de Prevenção à Dengue do Sesc Paraná “Aqui o Mosquito Não Entra” ou no aplicativo do Sesc Paraná, através do ícone “Previna a Dengue”.

Processo de inscrição:

  1. Pelo site da campanha (www.sescpr.com.br/contradengue): Acesse o ícone “Inscrição” e preencha corretamente os dados solicitados (nome completo, cidade, e-mail e data de nascimento). É importante, mas não obrigatório, preencher os campos “categoria” e “telefone/celular” para que a equipe do Sesc PR possa entrar em contato, caso necessário.
  2. Pelo aplicativo: Faça o download do app “Sesc Paraná”. Acesse o ícone “Previna a Dengue” e preencha corretamente os dados solicitados (nome completo, cidade, e-mail e data de nascimento). É importante, mas não obrigatório, preencher os campos “categoria” e “telefone/celular” para que a equipe do Sesc PR possa entrar em contato, caso necessário.
  3.  Cada participante deve se inscrever com sua identificação individual (por exemplo: Joãozinho Junior, Elis da Silva, Silvia de Medianeira, Jorge do Cajuru).
  4. As inscrições individuais são intransferíveis.
  5. Após a inscrição, o participante deverá, obrigatoriamente, responder a um “quiz” relacionado ao enfrentamento da dengue para iniciar sua participação.
  6. Cada participante inscrito pode ser autor de uma equipe ou realizar o cadastro em uma equipe já existente

Inscrições das equipes:

1. Para a formação de uma equipe, o responsável pelo cadastro deverá definir um nome (exemplo: Grupo de Escoteiro Curitiba). Um código será gerado automaticamente pelo sistema. 

2. O código gerado pode ser compartilhado com outros participantes para que se juntem à equipe. 

3. Para participar de uma equipe, é necessário realizar a inscrição individual previamente e, depois, inserir o código da equipe no ícone “participar de uma equipe”. 

4. Cada inscrito pode participar de apenas uma equipe. 

5. Período de inscrição: 12/02/2025 – 30/05/2025.

6. O Sesc Paraná pode alterar o período da competição, antecipando ou prorrogando, de acordo com a necessidade, com base na análise da equipe técnica do Sesc PR a respeito dos boletins epidemiológicos da doença.

7. A inscrição pode ser feita durante todo o período de vigência da campanha virtual (período de registro dos focos e criadouros eliminados).

8. Os dados preenchidos no ato da inscrição (nome, data de nascimento, e-mail, cidade e celular) serão acessados somente pela equipe técnica do Sesc PR durante as análises das fotos cadastradas.

9. As fotos cadastradas ficarão disponíveis durante o período de vigência da campanha e poderão ser apagadas após o término da competição.

10. Somente serão aceitas fotos tiradas no ano vigente. Fotos de qualquer outro período serão automaticamente rejeitadas pelo sistema da disputa.

11. Requisitos mínimos e recomendados do sistema: Sistemas IOS 12 ou Android 7.1 (Android Nougat) com Chrome para Android 64 ou superior. Verifique também a compatibilidade do navegador de acesso (Google Chrome, Mozilla Firefox, Internet Explorer etc).

04 – Competição:

A competição será baseada na quantidade de pontos acumulados pelos participantes.

Pontuação:

1. Para gerar pontos, o participante deve realizar dois registros fotográficos no site ou aplicativo da campanha: ANTES – Foto do local ou objeto identificado como foco do mosquito Aedes aegypti, antes da ação de prevenção. DEPOIS – Foco mostrando o mesmo local ou objeto após a eliminação do foco identificado, ou seja, depois da ação de prevenção.

2. Cada dupla de fotos de antes e depois, ou seja, cada foco eliminado, resultará em 1 ponto na disputa. A validação desse ponto depende da avaliação da equipe de revisão.

3. Não há limite de registros de focos eliminados ou de pontuação por participante.

4. Em datas especiais, previamente divulgadas, os pontos obtidos na eliminação de focos poderão ser multiplicados ao cumprir as “missões” e/ou “datas especiais”. As orientações para obter pontos especiais poderão variar durante a campanha.

5. A cada dupla de fotos cadastradas (antes e depois), o sistema atualizará automaticamente a pontuação do participante. No entanto, caso a equipe de revisão verifique que as fotos não correspondem à eliminação do foco de forma adequada, elas serão reprovadas, e os pontos serão subtraídos.

6. As fotos e pontuações são intransferíveis entre perfis, mesmo que sejam do mesmo participante. Por isso, caso o participante precise resgatar o e-mail de cadastro, ele deve entrar em contato com a Unidade Sesc de sua cidade ou “área de abrangência” (ANEXO 01) para manter sua pontuação. Se o participante realizar um novo cadastro, ele iniciará a disputa nesse novo perfil com a pontuação 0 (zero).

Análise das fotos: 

As fotos enviadas serão analisadas pela equipe de revisão. Se uma foto for reprovada, a pontuação será subtraída. As reprovações podem ocorrer por:

1. Imagens repetidas: Fotos de “antes” e “depois” iguais ou fotos enviadas mais de uma vez.

2. Foco não eliminado adequadamente: A eliminação do foco deve representar uma atitude que realmente faça com que o potencial local de reprodução do mosquito deixe de existir. Fotos que não caracterizem a eliminação definitiva do foco serão reprovadas.

Exemplo 01: Resíduos sólidos (lixos) identificados como focos somente serão considerados eliminados se destinados adequadamente. Nesse caso, os resíduos devem ser colocados adequadamente em lixeiras situadas em local protegido e que não permita o acúmulo de água.

Exemplo 02: Caso encontre um recipiente que possa acumular água, como um copo plástico, não será aceito que ele seja apenas virado de cabeça para baixo (Figura 1). Isso porque o resíduo pode voltar a ser um foco do Aedes aegypti por interferência do tempo, de animais ou de humanos. Assim, a eliminação deve envolver atitudes que realmente eliminem o foco ou criadouro do mosquito.

Exemplo 03: Vasos e pratinhos de plantas deverão ser preenchidos com areia para não acumular água (Figura 2).

Figura 1. Fotos que representam registro inadequado de eliminação de foco ou criadouro do mosquito Aedes aegypti

Figura 2. Fotos que representam registro regular de eliminação de foco ou criadouro do mosquito Aedes aegypti

Imagens não condizentes com a competição (penalização): Fotos que não expressam relação com a eliminação de focos e/ou não estão vinculadas ao enfrentamento à dengue, (selfies ou imagens de jogos, por exemplo) serão penalizadas com a subtração de 3 pontos, além da invalidação das fotos.

O Sesc Paraná poderá restringir a validação das fotos aos participantes com melhor ranking, como forma de auditar sua participação e definir a premiação.

Para melhor visualização, o Sesc Paraná recomenda que as fotos sejam postadas em orientação horizontal.

Arquivos de imagem aceitos: .jpg, .jpeg e .gif.

O participante se compromete com a qualidade da imagem, que dependerá da compatibilidade do software e hardware com a tecnologia do aplicativo ou do site. O Sesc Paraná não se responsabiliza por falhas no envio de fotos devido a problemas de software ou hardware.

Os participantes de uma equipe podem ser residentes de municípios diferentes. No entanto, ao cadastrar a equipe, apenas uma cidade será considerada para a premiação.

As fotos aprovadas por cada participante resultarão em pontos tanto para o perfil individual quanto para a cidade e a equipe do participante.

Caso o participante mude de equipe, a pontuação será subtraída da antiga equipe e somada à nova.

O participante poderá acompanhar o ranking da competição através do site oficial da campanha.

05 – Níveis:

  1. Durante a disputa, o participante e a equipe poderão subir de nível conforme acumulam mais pontos.
  2. O participante individual poderá passar por 6 níveis, de acordo com a sua pontuação, conforme orientação abaixo:
    • Nível Novato: 0 – 49 pontos.
    • Nível Aprendiz: a partir de 50 – 199 pontos.
    • Nível Agente: a partir de 200 – 999 pontos.
    • Nível Detetive: a partir de 1.000 – 4.999 pontos.
    • Nível Inspetor: a partir de 5.000 – 9.999 pontos.
    • Nível Comissário: a partir de 10.000 pontos.
  3. A equipe poderá passar por 6 níveis, de acordo com a pontuação somada, conforme orientação abaixo:
  4. Nível Iniciante: 0 – 199 pontos.
  5. Nível Aspirante: a partir de 200 – 1.999 pontos.
  6. Nível Elite: a partir de 2.000 – 6.999 pontos.
  7. Nível Mestre: a partir de 7.000 – 19.999 pontos.
  8. Nível Guardião: a partir de 20.000 – 49.999 pontos.
  9. Nível Supremo: a partir de 50.000 pontos.

 

06 – Premiação

  1. Consulte o ANEXO 01 para identificar as Unidades Sesc por “área de abrangência”.
  2. A premiação de troféus e medalhas será norteada pelas “áreas de abrangência” das Unidades Sesc do Estado do Paraná (conforme ANEXO 01), sendo:
    • 1º, 2º e 3º lugares de participantes individuais por “área de abrangência” das Unidades Sesc do Estado do Paraná (conforme ANEXO 01);
    • 1º, 2º e 3º lugares de equipes “área de abrangência” das Unidades Sesc do Estado do Paraná (conforme ANEXO 01);
  3. A disputa entre os participantes individuais e equipes ocorrerá por “áreas de abrangência” das Unidades Sesc do Estado do Paraná (conforme ANEXO 01). A premiação será feita aos primeiros, segundos e terceiros colocados dentre os participantes individuais e equipes, de forma que no Estado haverá:
  4. Até 27 primeiros colocados – participante individual.
  5. Até 27 segundos colocados – participante individual.
  6. Até 27 terceiros colocados – participante individual.
  7. Até 27 primeiros colocados – equipe.
  8. Até 27 segundos colocados – equipe.
  9. Até 27 terceiros colocados – equipe.
  10. Até 27 primeiros colocados – Municípios.
  11. Até 27 segundos colocados – Municípios.
  12. Até 27 terceiros colocados – Municípios.
  13. A premiação entre os municípios participantes ocorrerá por “áreas de abrangência” das Unidades Sesc do Estado do Paraná (conforme ANEXO 01). A premiação será feita às primeiras, segundas e terceiras colocadas de cada “área de abrangência”, de forma que haverá:
  14. Serão contemplados 06 ganhadores;
  15. A estadia inclui: dois pernoites, pensão completa para o ganhador e até três acompanhantes no mesmo quarto (acesso às instalações, café da manhã, almoço e janta), para utilização no período de baixa temporada (de junho até o final de outubro).
  16. O translado e demais deslocamentos não estão inclusos na premiação.
  17. Ao informar os vencedores premiados com as estadias, o Sesc Paraná indicará o contato do Hotel e a data limite de agendamento. Após o período estipulado, o participante ficará sujeito à lotação máxima de hóspedes do Hotel.
  18. Todos os demais municípios participantes que não ficarem entre os três primeiros colocados, mas forem ativos na disputa virtual, serão reconhecidos e premiados pela iniciativa e engajamento à Campanha.
  19. Os 06 (seis) primeiros participantes individuais do Estado serão contemplados com estadias no Hotel Sesc Caiobá em um fim de semana de junho a outubro 2025.

07 – Critérios de classificação:

  1. A classificação dos participantes individuais e das equipes acontecerá pelo número absoluto de pontos. Assim, o perfil que tiver maior pontuação dentro da sua categoria será o primeiro colocado, e assim por diante.
  2. A classificação dos municípios acontecerá pela participação obtida ao longo da campanha, considerando o número de participantes com pontuação e envios válidos, representada pela seguinte fórmula:
  3. Participação do município = (Número de participantes com pontuação/Número de habitantes do município)Número de fotos válidasCritério do município
  4. Os 399 municípios do Estado foram previamente agrupados de acordo com o número de habitantes registrados no censo demográfico do IBGE (acesso em 16/01/2024) (ANEXO 02). Tal agrupamento possui a função de estabelecer um critério matemático para o cálculo da participação do município durante a campanha. Dessa maneira, municípios de pequeno porte (cerca de 1.200 habitantes, por exemplo) e grande porte (cerca de 230.00 – 1.000.000 habitantes, por exemplo) serão avaliados pelo número de participantes e envios validados de forma equivalente ao seu porte.
  5. Por exemplo: Considerando que os dois municípios a seguir apresentem o mesmo número de participantes com pontuação e envios válidos, porém número de habitantes diferentes:

 

População 

Critério do município 

Participantes com pontuação 

Envios válidos 

Participação do município 

Cascavel 

348.051 

0,3 

200 

1.000 

0,17 

Paranapoema 

2.398 

0,64 

200 

1.000 

53,38 

  1. Dessa maneira, apesar dos dois municípios apresentarem o mesmo número de participantes com pontuação e envios válidos, a participação de Paranapoema é mais representativa e, por esse motivo, estaria em um ranking superior à Cascavel.

Critérios de desempate:

Em casos de empate da pontuação entre os participantes e/ou participação dos municípios, serão adotados os seguintes critérios: 1º – Pontuação total, 2º Número de envios válidos, 3º Data do primeiro envio (início da participação).

08 – Divulgação dos ganhadores e cerimônia de premiação:

  1. A divulgação dos ganhadores e do ranking final está prevista no dia 13/06/2025 no site oficial da Campanha (www.sescpr.com.br/contradengue). Data sujeita a alteração.
  2. Cerimônias de premiação.
    • As Unidades Sesc Paraná ficarão responsáveis por realizar a premiação dos ganhadores da sua “área de abrangência”, como também por fazer o envio dos prêmios aos municípios participantes.

09 – Suporte ao usuário:

Situações que necessitem de suporte devem ser encaminhadas para o SAC da Unidade Sesc referente à “área de abrangência” (conforme ANEXO 01).

10 – Direito de uso de imagem, voz e identificação

  1. O participante inscrito está ciente de que o Sesc Paraná poderá utilizar as fotos postadas no site e/ou aplicativo em mídias sociais, sites e outros meios de comunicação conforme necessidade
  2. O participante autoriza o uso de sua imagem, voz e nome para fins de divulgação ao se inscrever na competição de que trata esse regulamento.

11 – Recomendações de cuidados durante a campanha

  1. Sugerimos que sejam tomados cuidados nos atos de buscar e manusear os focos/ criadouros do mosquito Aedes aegypti. Seguem abaixo algumas sugestões de condutas, com o objetivo de evitar lesões, picadas de animais ou outras situações:
    • Crianças e adolescentes menores de 18 anos devem estar acompanhadas de adultos;
    • Usar luvas resistentes;
    • Utilizar sapatos fechados apropriados ao local;
    • Eliminar o resíduo coletado de maneira apropriada;
    • Atenção e cuidado com objetos cortantes;
    • Não coletar lixos hospitalares;
    • Evitar locais de difícil acesso ou que não ofereçam segurança ao participante;

12 – Casos Omissos

Os casos omissos ao regulamento ou que venham a gerar dúvidas, serão resolvidos pela equipe técnica do Sesc PR.

 

 
 

 

 

 
 
Deixe seu comentário!
 
 
 
Banner Mirante
Banner emprego
Banner Exposição
Banner pedrão 2018
Banner violência se limite
Banner Einstein
Rose Bueno Acessórios
Banner Lúcia Helena
Bassani