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Secretaria de Educação realiza encontro com pais de alunos com autismo para falar sobre o tema
  Data/Hora: 26.fev.2025 - 16h 19 - Categoria: São Miguel do Iguaçu  
 
 
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Da Assessoria - A Secretaria Municipal de Educação de São Miguel do Iguçau reuniu na noite de segunda-feira, 24, no Centro de Convivência do Idoso Ilze Terezinha Piccoli Pagot, profissionais e pais de alunos com autismo para falar sobre o tema, com a professora mestre Kelley Stepanha.

 

 

A palestra “TEA e as Famílias Atípicas: Desafios e Possibilidades”, abordou o Transtorno do Espectro Autista (TEA), destacando suas características, como dificuldades na reciprocidade social, comunicação e comportamentos repetitivos. “O diagnóstico deve ser visto como um ponto de partida para o desenvolvimento, mesmo com desafios”, observou Kelley.

 

Foram discutidos aspectos como o processamento sensorial (hipersensibilidade ou hipossensibilidade) e as crises de sobrecarga sensorial (meltdown e shutdown), com estratégias para lidar com essas situações, como uso de voz calma e ambientes tranquilos.

 

A palestra também ofereceu orientações e dicas para os pais, como estabelecer rotinas, buscar comunidades de apoio e manter uma relação colaborativa com a escola e terapeutas. O município reforça seu compromisso com a inclusão e continuará promovendo ações para informar e capacitar a comunidade sobre o TEA.

 

O pai de aluno com autismo, Diego Sauthier, relatou que são muitos os desafios enfrentados pelos pais de crianças que tem esse transtorno, no entanto, são superados pouco a pouco com diversas ajudas. “Em sala de aula temos apoio da Secretaria de Educação, fundamental para o desenvolvimento intelectual do nosso filho”, destacou.

 

A professora PAEE, Jaqueline da Silva, relatou que o trabalho com aluno com TEA é diferenciado. “Não que ele seja tratado como um diferente, mas com um atendimento diferenciado. Utilizamos mais o lúdico, por exemplo, que facilita a compreensão”, explicou.

 

São Miguel do Iguaçu atende atualmente 3.282 estudantes nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e no Ensino Fundamental, destes 132 tem diagnóstico de TEA, número que cresce a cada dia. “Além do professor PAEE, temos os agentes de apoio que auxiliam e acompanham as crianças nas escolas e CMEIs, além do apoio diário dos coordenadores e diretores das escolas e CMEIs”, informou a coordenadora da Equipe Técnica Tatiani Magagnin.

 

A secretária de Educação, Solange Gamba, enfatizou que esse encontro deverá ser realizado de forma contínua porque é fundamental a aproximação da secretaria com os pais desses alunos. “Falando a mesma língua fica mais fácil superar os desafios impostos por esse transtorno”, completou.

 
 

 

 

 
 
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