Ele divulgou ontem a seguinte mensagem ao povo estadunidense.
"Estamos vivendo um momento crucial na história do nosso país. E a forma como respondermos a esse momento impactará não apenas nossas vidas, mas também as vidas de nossos filhos e netos.
Como vocês ouviram ontem à noite, o presidente Trump tem sido muito eficaz em criar um universo paralelo – um conjunto de ideias que ou não têm base na realidade ou estão longe de ser as principais preocupações do povo estadunidense.
Ele faz isso por meio do conceito da GRANDE MENTIRA – e, nossa, como ouvimos isso ontem. Ele diz algo flagrantemente falso, repete isso inúmeras vezes e faz com que a mídia de direita espalhe essa mentira incessantemente até que as pessoas comecem a acreditar.
O objetivo dessas mentiras não é apenas promover sua ideologia de extrema-direita. Trata-se de um esforço magistral para desviar a atenção dos problemas mais urgentes enfrentados pelo povo deste país – problemas que Trump e seus amigos bilionários não querem discutir porque não está no interesse financeiro deles resolvê-los.
Trump falou por quase 100 minutos e praticamente ignorou os problemas que tiram o sono dos trabalhadores, que vivem preocupados sobre como suas famílias irão sobreviver nestes tempos difíceis.
- 100 minutos e nenhuma palavra sobre as dificuldades econômicas enfrentadas por 60% dos estadunidenses que vivem de salário em salário.
- 100 minutos e nenhuma palavra sobre nosso sistema de saúde quebrado, disfuncional e caríssimo, que deixou 80 milhões de estadunidenses sem seguro ou subsegurados, ou sobre o motivo pelo qual pagamos os preços mais altos do mundo por medicamentos, fazendo com que 1 em cada 4 estadunidenses não possa pagar pelos remédios prescritos por seus médicos.
- 100 minutos e nenhuma palavra sobre a grave crise habitacional nos EUA, que deixou 800.000 estadunidenses sem moradia e milhões gastando mais da metade de sua renda limitada apenas para pagar um teto.
- 100 minutos e nenhuma palavra sobre a desigualdade massiva de renda e riqueza, em que três bilionários possuem mais riqueza do que metade da população estadunidense.
- 100 minutos e nenhuma palavra sobre um sistema de financiamento de campanhas corrupto, que permite que um punhado de bilionários comprem eleições.
- 100 minutos e nenhuma palavra sobre o fato de que a expectativa de vida nos EUA é 4 anos menor do que em outros países ricos e que os 50% mais pobres vivem, em média, 7 anos a menos do que o 1% mais rico. Em outras palavras, ser pobre neste país é uma sentença de morte.
- 100 minutos e nenhuma palavra sobre como enfrentaremos a crise planetária das mudanças climáticas.
E a razão pela qual ele disse tão pouco sobre as crises enfrentadas pelas famílias trabalhadoras é simples: ele não tem um plano e nem interesse em resolvê-las.
Apesar de algumas de suas falas populistas, Trump e seus amigos bilionários não poderiam se importar menos com os trabalhadores deste país.
Ele pediu ao Congresso que aprovasse seu "grande e belo" orçamento...
Mas deixou de mencionar que esse orçamento cortaria 880 bilhões de dólares do Medicaid.
Segundo uma estimativa, isso significaria que até 36 milhões de estadunidenses, incluindo milhões de crianças, perderiam o acesso aos cuidados de saúde que possuem hoje.
Pense nisso – estamos falando de pessoas que possuem suas próprias naves espaciais, tentando tirar o acesso à saúde de milhões de crianças. Isso é um escândalo.
Um discurso de 100 minutos e nenhuma palavra sobre isso.
Acho que ele simplesmente "esqueceu"...
Meus amigos, vou ser direto.
Neste momento da história, desistir não é uma opção. Nenhum de nós tem o privilégio de se esconder e fingir que nada está acontecendo.
Nunca nos esqueçamos de que a verdadeira mudança só acontece quando pessoas comuns se levantam – aos milhões – contra a opressão e a injustiça.
Eu vou fazer a minha parte, e preciso que vocês estejam comigo.
Recentemente, realizamos dois grandes e bem-sucedidos comícios em Iowa e Nebraska, com milhares de pessoas presentes.
Neste fim de semana, estarei em Michigan e Wisconsin, onde milhares já confirmaram presença. Mas isso é só o começo.
Continuarei percorrendo o país, conversando com as pessoas sobre o que Donald Trump está tentando fazer – e apresentando nossa visão para um futuro que funcione para muitos, e não apenas para poucos.
Nós podemos vencer. Nós vamos vencer. Mas somente se avançarmos juntos."
Em solidariedade,
Bernie Sanders