Da Assessoria - A escolinha de capoeira desenvolvida pelo Governo Municipal de São Miguel do Iguaçu, por intermédio da Secretaria de Cultura, Esporte, está com inscrições abertas para munícipes interessados em conhecer e praticar a modalidade esportiva.
As aulas são ministradas às segundas e quintas-feiras, das 18h00 às 19horas para o infantil, e das 19h00 às 20h00 para adultos, na quadra de esportes do Bairro Floresta, ao lado da Escola Municipal Henrique Ghellere.
Atualmente a escolinha já atende cerca de 40 alunos. “Podem participar todos os interessados com 04 anos acima e as inscrições são realizadas no local dos treinamentos”, explicou o coordenador do projeto, professor Johny Freitas Machado.
“A capoeira é uma representação cultural afro-brasileira que mistura esporte, luta, dança, cultura popular, música e brincadeira. Ela é caracterizada por movimentos ágeis e complexos, nos quais são utilizados os pés, as mãos e elementos ginástico-acrobáticos”, observou o professor.
A ideia da escolinha é expandir o máximo possível a capoeira no município. “Quatro alunos da escolinha já tem programado a participação no I Encontro Sul Capoeira nos dias 25 e 26 de abril de 2025, na cidade de Guaíba-RS. Neste evento eles receberão a graduação de professor de capoeira”, contou Machado.
As aulas para participar da escolinha são gratuitas. “Além das aulas, as roupas próprias para a capoeira também são gratuitas”, informou o coordenador.
O secretário de Cultura e Esporte, Sandro Alexandre, lembrou que são várias as escolinhas que o Governo Municipal oferece para que a comunidade possa participar. “Atualmente mais de 17 modalidades atendidas no município”, exaltou.