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Secretaria de Educação realiza formação com professores da Educação Especial
  Data/Hora: 17.mar.2025 - 17h 29 - Categoria: São Miguel do Iguaçu  
 
 
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Da Assessoria - A equipe técnica da Secretaria Municipal de Educação de São Miguel do Iguaçu reuniu na última sexta-feira, 14, no auditório da Câmara Municipal, cerca de 75 professores da Educação Especial do município para um dia de formação.

 

Pela manhã, professores das Salas de Recursos e Professor de Atendimento Educacional Especializado (PAEE), estudaram um roteiro de identificação de alunos com Transtorno do Expecto de Autismo (TEA). “Esse roteiro vai auxiliar os professores a construir relatórios, conhecendo o perfil de cada estudante. Trabalhamos ainda o Plano Educacional Individualizado (PEI) ”, contou a psicóloga da Secretaria de Educação, Bruna Carlos Marques.

 

Na parte da tarde, a formação foi para os Agentes de Apoio aos alunos com TEA. “Explicamos para essa equipe o que é o Autismo, características, diagnóstico, adaptações curriculares, entre outros”, completou Bruna.

 

A professora PAEE, Alcinda Brachvogel, contou que os temas tratados foram importantes e oportunos. “Trouxe ferramentas que nos possibilitam uma comunicação mais assertiva e eficaz com esses alunos. Com isso, garantimos a eles um acolhimento adequado e um ensino personalizado”, destacou.

 

Para a professora de Sala de Recursos da Escola Henrique Ghelere, Joice da Silva, a formação foi crucial, pois proporcionou um suporte especializado e personalizado para atender às necessidades específicas dos alunos. “Essa colaboração permitirá um planejamento mais eficaz, com metas claras e recursos adequados, além de promover a troca de conhecimentos e a formação continuada dos professores. O resultado é um ensino mais inclusivo e eficiente, que beneficia diretamente o desenvolvimento acadêmico, social e emocional dos alunos”, completou.

 

A secretária de Educação, Solange Gamba, citou que a equipe técnica da Educação Especial é dedicada e comprometida na busca por constante formação dos profissionais. “Formações que buscam o acolhimento adequado e um ensino personalizado para os alunos, além de um suporte mais inclusivo e humanizado”, finalizou.

 
 

 

 

 
 
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