Banner dicas de leitura

 
 
   Categorias
  ATLETISMO
  Banco do Brasil
  Brasil
  Cartas do Leitor
  Educação
  Ego Famosos
  ENTREVISTAS
  Esporte
  Eventos
  Familias
  Foz do Iguaçu
  Geral
  Itaipu Binacional
  Lindeiros
  Moda
  Mundo
  Oeste
  Opinião do Leitor
  Policiais
  Politica
  Santa Terezinha de Itaipu
  São Miguel do Iguaçu
  Sociais
  Virtudes e valores
 
     
   Colunistas
Cultura
João Maria
 
   
 
   Previsão
 
 

 
 
 
Envie por email
 
Governo Municipal de São Miguel recupera mais uma nascente em comemoração ao Dia Mundial da Água
  Data/Hora: 24.mar.2025 - 15h 6 - Categoria: São Miguel do Iguaçu  
 
 
clique para ampliar

Da Assessoria - Para marcar o Dia Mundial da Água, comemorado em 22 de março, o Governo Municipal de São Miguel do Iguaçu, por intermédio da Secretaria de Meio Ambiente, realizou na última sexta-feira, 21, a recuperação de mais uma nascente, desta vez, na comunidade do Barro Branco.

 

 

 

 

A ação foi desenvolvida pela equipe da secretaria, por meio do convênio ‘Itaipu Mais que Energia’, que abrange diversas iniciativas que vão além da geração de energia, como a preservação ambiental e o apoio a projetos sociais, sempre com o objetivo de promover o bem-estar das comunidades.

 

Com esse convênio já foram recuperadas 03 nascentes no município de São Miguel do Iguaçu. Ele visa ainda recuperar outras 17 nascentes, para contemplar os requisitos desse convênio.

 

Além destas, também foram realizadas a recuperação de outras 07 nascentes em São Miguel do Iguaçu, estas pelo convênio Linha Ecológica, firmado com a Itaipu Binacional, por meio do Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu.

 

Na recuperação da nascente no Barro Branco estiveram presentes alunos da Escola Municipal Raineri de Mattia. “É importante para os estudantes aprenderem na prática sobre questões do Meio Ambiente. Assim, o aprendizado é mais amplo e melhor compreendido”, explicou a professora, Sandra Teodoro Erculano.

 

A empolgação de estar vendo o trabalho de recuperação da nascente era visível nos estudantes. “Eu vi como é feito para enviar a água perto do solo até o rio, evitando a erosão. Isso serve para preservar o meio ambiente”, contou o aluno Carlos Xavier da Silva, de 09 anos.

 

O secretário de Meio Ambiente, Claudinei de Almeida, observou que além de comemorar o Dia Mundial da Água, a ação mostrou para os alunos como se dá todo o processo para a água chegar até as casas. “O caminho do início do processo até seu final é longo e exige trabalho e cuidado”, destacou.

 

O vice-prefeito, Claudio Rodrigues, esteve acompanhando os trabalhos e lembrou que os gestores públicos têm um papel fundamental na preservação do meio ambiente. “São Miguel do Iguaçu tem feito a sua parte. Conservar as nascentes é fundamental para a sobrevivência do ser humano na terra. A água é imprescindível. Nossa equipe vem trabalhando para cuidar de tudo isso”, completou.

 

Uma nascente, também conhecida como olho d’água, mina d’água, fio d’água, cabeceira e fonte, nada mais é que o aparecimento, na superfície do terreno, de um lençol subterrâneo, dando origem a cursos d’água.

O processo de recuperação e conservação das nascentes consiste, basicamente, em três fundamentos básicos que são: proteção da superfície do solo, criação de condições favoráveis à infiltração da água no solo e a redução da taxa de evapotranspiração.

 
 

 

 

 
 
Deixe seu comentário!
 
 
 
Banner emprego
Banner Einstein
Banner Exposição
Banner pedrão 2018
Bassani
Banner violência se limite
Banner Mirante
Banner Lúcia Helena
Rose Bueno Acessórios