Da Assessoria - O município de Itaipulândia, por meio da Secretaria de Agricultura, desenvolve o Programa Municipal de Incentivo à Produção de Silagem, uma iniciativa voltada para fortalecer a pecuária local e promover a sustentabilidade no campo, baseada na Lei nº 1764/2019. O objetivo deste programa é oferecer suporte técnico e financeiro aos pecuaristas do nosso município, incentivando a produção de silagem, feno e pré-secado, como uma alternativa viável e eficiente para a alimentação animal.

Os pecuaristas interessados em participar do programa, devem ir até a Secretaria de Agricultura, onde receberão informações detalhadas sobre os critérios de elegibilidade e os passos necessários para adesão. Para receber o benefício o agricultor traz a nota fiscal emitida pela empresa que o atenderá com os serviços e a secretária de agricultura faz o reembolso ao produtor.

De acordo com a referida Lei, cada produtor tem direito a 400 UPRIs por alqueire, no limite de dois alqueires ao ano. Atualmente cada UPRI equivalente a R$ 4,52 (quatro reais e cinquenta e dois centavos) totalizando R$ 1.808,00 (um mil oitocentos e oito reais) por alqueire.
O município auxilia, além do pagamento referente ao constante na Lei 1764/2019, também com as máquinas para o preparo do local de armazenamento e a compactação da silagem.

O Secretário de Agricultura Rodrigo Rogerio Pavinatto destacou: “Com este programa, buscamos não apenas melhorar a alimentação dos rebanhos, mas também contribuir para o aumento da produtividade e renda dos nossos pecuaristas. Juntos podemos fortalecer a agropecuária municipal e garantir um futuro mais sustentável para todos.”
O programa já atendeu vários pecuaristas no decorrer dos anos. Para mais informações, entre em contato com a Secretaria de Agricultura.