Da Assessoria - O Centro de Atendimento à Mulher vítima de violência doméstica (CAM), vinculado a Secretaria Municipal de Assistência Social de São Miguel do Iguaçu, e o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM) realizaram na noite da última sexta-feira, 21, no Centro de Convivência do Idoso Ilze Terezinha Piccoli Pagot, um evento que reuniu cerca de 400 mulheres.
A ação teve por objetivo homenagear as mulheres pelo seu mês, além de divulgar as atividades realizadas pelo CAM e o CMDM. “O evento superou nossas expectativas e deverá acontecer todos os anos nessa época”, disse a diretora do Centro de Atendimento à Mulher, Sandra Cechinel.
A programação da noite contou com coquetel, sorteio de diversos brindes e a realização da palestra show ‘Seja a mulher da sua vida’, com Enirson Macagnan e Vanderson Reck. “A mulher teve conquistas históricas nos últimos anos e observo que São Miguel do Iguaçu teve avanços significativos, prova disso foi a criação do Conselho da Mulher”, observou Macagnan.
A vinda de mulheres de todos os cantos do município mostrou a união, determinação e comprometimento da classe. “Amo esses eventos porque é a oportunidade de sair de casa e encontrar muitas amigas. É preciso sair e participar com a comunidade”, relatou a Sra. Cleusa Manjabosco, do distrito São Jorge. “A força da mulher atualmente está bem avançada, acima de muitas coisas”, emendou a Sra. Anita Moreto Signorelli, da Comunidade de Santa Rita.
A presidente da Câmara Municipal, vereadora Juliane Dandolini, agradeceu a presença das centenas de mulheres no evento e parabenizou os organizadores pelo brilhantismo. “O Conselho Municipal está de parabéns e sua criação é fruto do trabalho e da dedicação de inúmeras pessoas”, completou.
A secretária de Saúde, Adriana da Silva Motta, que na época da criação do Conselho foi secretária de Assistência Social, comentou que eventos dessa natureza inspiram as mulheres a reconhecerem seu valor promovendo saúde, bem-estar e autonomia. “Ações como essa fortalecem a rede de apoio às mulheres no município”, completou.

O Conselho Municipal dos Direitos da Mulher foi criado no dia 03 de maio de 2022, com a finalidade de garantir, fortalecer, ampliar a formulação de políticas públicas de direito das mulheres, com vistas ao enfrentamento de todas as formas de violências e discriminação da mulher, assegurando-lhe condições de liberdade e de igualdade de direitos, para facilitar sua participação, inclusão, autonomia social, econômica, política e cultural das mulheres no município.
O Centro de Atendimento à mulher vítima de violência doméstica (CAM), foi criado em 20 de março de 2024, visando atendimento nas áreas de Psicologia, Serviço Social e jurídica, para mulheres acima de 18 anos, que estejam em situação de violência doméstica e familiar, conforme previsto na Lei nº 11.340/2006 – Lei Maria da Penha.
Foi criada ainda a ‘Sala Lilás’, espaço acolhedor e seguro em delegacias de polícia que oferece suporte a mulheres vítimas de violência.
O objetivo é proporcionar um atendimento humanizado e evitar a repetição de violência.