Da Assessoria - O Museu de São Miguel do Iguaçu, localizado junto à Rodoviária Municipal, recebeu na segunda-feira, 24, a visita de estudantes do Colégio Ativa que participaram do projeto ‘Roda de conversa com pioneiros’, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Cultura e Esporte.
Os estudantes ouviram o relato das pioneiras Maristela Panazzolo Rossi e Ivete Maria Panazzolo Zanette que chegaram com a família em São Miguel do Iguaçu na década de 1950. “Relatamos aos alunos os desafios da época, as limitações e inúmeras necessidades decorrentes de uma região que estava começando”, relatou Maristela.
A pioneira comentou sobre a importância deste projeto que preserva a história do município. “Algo extraordinário e bom porque resgata nossa memória. Relatar para a atual geração os sofrimentos, a conquista da época é espetacular”, destacou.
A professora Adriana Patrícia relatou que a turma está estudando a história de São Miguel do Iguaçu. “Trazer os estudantes para ouvir relatos, ver objetos da colonização, ler jornais e revistas da época é fundamental para uma maior compreensão do conteúdo”, completou a docente.
A responsável pelo museu, Regina Mallmann, informou que quem quer fazer uma visitação ao local, ele está aberto em horário de expediente da prefeitura. “Grupos maiores é importante agendar pelo (45) 3565-8185”.