Banner itaipulândia abril

 
 
   Categorias
  ATLETISMO
  Banco do Brasil
  Brasil
  Cartas do Leitor
  Educação
  Ego Famosos
  ENTREVISTAS
  Esporte
  Eventos
  Familias
  Foz do Iguaçu
  Geral
  Itaipu Binacional
  Lindeiros
  Moda
  Mundo
  Oeste
  Opinião do Leitor
  Policiais
  Politica
  Santa Terezinha de Itaipu
  São Miguel do Iguaçu
  Sociais
  Virtudes e valores
 
     
   Colunistas
Cultura
João Maria
 
   
 
   Previsão
 
 

 
 
 
Envie por email
 
Necessidades superiores
  Data/Hora: 31.mar.2025 - 17h 6 - Colunista: Cultura  
 
 
clique para ampliar

Por Paulo Hayashi Jr. - Doutor em Administração. Professor e pesquisador da Unicamp

 

As necessidades do corpo, ao serem supridas, não plenificam o indivíduo por completo, mas apenas parcialmente. É importante reconhecer e legitimar também as necessidades superiores, as quais podem passar despercebidas, caso a pessoa não saia do automatismo da existência. Agir de forma rotineira, automática, sem pensamentos críticos e consciência plena faz com que o ego e o instinto, como dupla da herança ancestral animal, conduzam e comandem a vida. Não questionar esta liderança é se perder no caminho, pois é fundamental que o indivíduo alcance voos superiores.

 

Viver é muito mais do que suprir as necessidades fisiológicas, ou das sensações momentâneas do prazer. É ir além dos deveres.

 

Se o sexo indistinto supre o momento, carece de polimento maior dos sentimentos. O amor e os sentimentos sublimes só aparecem com o tempo, a dedicação e a afinidade refinada. É preciso investir e cuidar, como em qualquer outra área da vida. Agir por sensações momentâneas e passageiras apenas supre o ego, o orgulho, mas não o Self. Quem se identifica com o passageiro não consegue colher depois o eterno, o infinito, as boas lembranças que fazem do indivíduo legítimo portador de luz e amor. Mais do que a pressa para degustar e curtir a vida, a responsabilidade para seguir adiante o que realmente importa.

 

Para muitos, as demandas inferiores imperam. Para os despertos, as necessidades superiores como filão de ouro a ser descoberto e explorado. Apenas assim a vida tem sentido de forma a conduzir a satisfação consigo mesmo e com o universo bendito de Deus.

 
 

 

 

 
 
Deixe seu comentário!
 
 
 
Bassani
Banner Lúcia Helena
Banner violência se limite
Banner pedrão 2018
Banner Einstein
Rose Bueno Acessórios
Banner Mirante
Banner Exposição
Banner emprego