Da Assessoria - O Governo Municipal de São Miguel do Iguaçu, por intermédio da Secretaria de Saúde, iniciou nesta terça-feira, 01 de abril, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza (gripe).
As doses estarão disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde de Aurora do Iguaçu, São Jorge, Santa Rosa do Ocoí, Central, Novo Mundo, Panorama, Gaúcha e Paraguaçu. Os horários de vacinação serão de segunda à sexta-feira, das 08h00 às 11h00 e das 13h00 às 16h30. Na Unidade de Saúde Central o horário de atendimento será estendido até às 19h00 nas terças e quintas-feiras.
A vacinação contra influenza estará disponível somente para os grupos prioritários, tendo como meta uma cobertura de 90% de cada um dos grupos prioritários para vacinação de rotina contra influenza, sendo eles: crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias); gestantes e idosos com 60 anos ou mais.
Também terão direito à vacina os demais grupos (especiais) como puérperas; povos indígenas; quilombolas; pessoas em situação de ruas; trabalhador da saúde; professores do ensino básico e superior; profissionais das forças de segurança e salvamento; profissionais das forças armadas; pessoas com deficiência permanente; caminhoneiros; trabalhadores de transporte coletivo rodoviário para passageiros urbanos e de longo curso; trabalhadores portuários; trabalhadores dos correios; população privada de liberdade e funcionários do sistema de privação de liberdade adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas e pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais independentemente da idade.
“Orientamos aos grupos prioritários a procurarem a Unidade Básica de Saúde de referência munidos da caderneta de vacinação, cartão do SUS e para os demais grupos prioritários é indispensável a apresentação de documento que comprove ser grupo especial”, convoca a coordenadora de imunização do município, Lucinei Aparecida da Silva.
É importante destacar ainda a relevância de se vacinar antes da chegada do inverno, pois a vacina contra a Influenza protege durante o período de maior circulação dos vírus, reduzindo os casos de agravamento da doença, as internações e os óbitos. “Também diminui a disseminação do vírus na comunidade. Por isso, quanto mais pessoas vacinadas, maior proteção para todos”, completa Lucinei.
A vacina deste ano é composta por duas cepas do vírus influenza A (H1N1 e H3N2) e por uma cepa do tipo B (linhagem Victoria). “O imunizante é atualizado a cada ano com as cepas mais circulantes no mundo”, informa a coordenadora.
A secretária de Saúde Adriana da Silva Motta, enfatizou a importância da vacinação. “Ela é fundamental para prevenir doenças”, afirmou.