Imagem de capa criada por IA (Comitê Gestor) - fotos: Internet/Divulgação - Poucos devem ter percebido – mas, através da Portaria 194/2025, publicada no Diário Oficial do Município no último dia 10 de março, nomeando os membros do Comitê Gestor para o desenvolvimento do Projeto Arquitetônico para edificação de um monumento em homenagem ao Arcanjo Miguel, o Governo Municipal oficializa a sua real intenção de impulsionar o nosso Desenvolvimento.
Essa portaria oficializa a sua determinação em tornar essa iniciativa uma realidade. Iniciativa defendida e incentivada por um dos devotos fervorosos do Arcanjo Miguel, o deputado federal e Secretário de Governo, Sandro Alex (PSD).
Vale salientar que essa sua determinação, vem alicerçada num ETP – (Estudo Técnico Preliminar), elaborado preliminarmente que demonstra que a devoção a São Miguel Arcanjo tem sido uma tradição em diversas partes do mundo;
que São Miguel do Iguaçu, é o único município do Paraná que leva o nome do Arcanjo Miguel, estando situada numa região estratégica para o turismo. A cidade está localizada a apenas 60 Km do Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu, uma das portas de entrada para os visitantes nacionais e internacionais. A região abriga algumas das maiores atrações turísticas do mundo, incluindo as Cataratas do Iguaçu, uma das setes Maravilhas da Natureza, e o grande complexo turístico de uma das maiores hidrelétricas do mundo, a Itaipu Binacional.
Entre outros fatores destacado no Estudo Técnico Preliminar, é que além do turismo ecológico e industrial, a região possui um forte apoio ao turismo religioso. No vizinho município de Itaipulândia, encontra-se a imponente imagem de Nossa Senhora Aparecida, que atrai fiéis e peregrinos de diversas regiões do Brasil. A construção do monumento a São Miguel Arcanjo em São Miguel do Iguaçu reforça esse circuito de turismo, oferecendo mais um ponto de peregrinação e devoção na região trinacional.
“Nossa intenção com esse Projeto em homenagem ao nosso Padroeiro, é impulsionar o nosso desenvolvimento e colocar São Miguel no mapa do Turismo Universal – uma das indústrias mais poderosas do planeta, responsável por cerca de 13% dos empregos no mundo, de acordo com a Organização Mundial do Turismo (OMT)”, defende o prefeito Boaventura Manoel João Motta.
Segundo a Organização Mundial do Turismo (OMT), a previsão é de que, até 2032, um em cada três novos empregos no mundo sejam na área do turismo. Um setor que gera trabalho decente e crescimento econômico sustentável – uma indústria sem chaminé. No Brasil, por exemplo, o turismo foi responsável por gerar mais de 214 mil empregos em 2023.
De olho nesse potencial econômico e social, e diversos outros benefícios que apresentam impactos positivos para a comunidade local, gerando oportunidades de emprego e promovendo a inclusão social, é que foram nomeados os membros do Comitê Gestor, tendo como presidente: Boaventura João Motta; vice-presidente, Cláudio Aparecido Rodrigues; coordenador, um representante da Igreja Matriz; Assessoria Técnica; Luciano Aparecido Neris, secretário municipal de Planejamento; Valcir Teixeira, secretário municipal de Desenvolvimento econômico; Giovani Vissotto, Artista Plástico Escultor; Andrigo Silva, representante da secretaria de Administração; Ledenir Presa, secretaria de Finanças; Claudinei de Almeida, secretaria do Meio Ambiente; Andrey Edygoras Bombassaro, secretaria de Obras e Felipe Paghia, secretaria de Viação. Os representantes Não Governamentais serão indicados pelas entidades na primeira reunião deste Comitê.
Ao tomar essa decisão, o prefeito Boaventura Motta, lembra a iniciativa do escritor, poeta e artista plástico, Celito Freitas de Medeiros – lançada há mais de 10 anos – que visava construir em São Miguel do Iguaçu, um Monumento em honra ao nosso padroeiro. “Estamos apresentando um novo projeto – mas a intenção é a mesma – construir uma das maiores Obras Sacras do mundo – uma obra que possa atrair todo o potencial turístico da nossa região, onde milhares de turistas de todas as partes do mundo se deslocam anualmente para visitar as Cataratas, a Hidrelétrica de Itaipu e as belezas naturais da Tríplice Fronteira, possam nos visitar”, justifica o prefeito.
Ao contrário da Administração da época, hoje o prefeito Boaventura Motta, conta com o entusiasmo e o dinamismo do deputado federal e Secretário de Estado de Infraestrutura e Logística do Paraná, Sandro Alex, devoto fervoroso de São Miguel Arcanjo e amplo apoio social e político da comunidade.
Segundo informações que nos foram repassadas por Jones de Souza, Chefe de Gabinete do prefeito Motta, o deputado tem afirmado: “Uma iniciativa louvável que irá impulsionar a economia local e regional. O primeiro passo é termos em mão um Projeto, bem como a definição do local onde esse monumento será construído. Na sequência, vamos correr atrás dos recursos. Sou parceiro e ficaria extremamente feliz em ver essa obra sair do papel”.

Além da grande estátua, que poderá contar inclusive com um mirante, o complexo religioso terá praça para missa campal cuja capacidade ainda não foi dimensionada, praça de alimentação, lojas, prédios equipados com banheiros, cozinha, refeitório, capela e auditório cujo espaço lateral poderá ser emoldurado com quadros reconstituindo a história da civilização cristã.