Banner dicas de leitura

 
 
   Categorias
  ATLETISMO
  Banco do Brasil
  Brasil
  Cartas do Leitor
  Educação
  Ego Famosos
  ENTREVISTAS
  Esporte
  Eventos
  Familias
  Foz do Iguaçu
  Geral
  Itaipu Binacional
  Lindeiros
  Moda
  Mundo
  Oeste
  Opinião do Leitor
  Policiais
  Politica
  Santa Terezinha de Itaipu
  São Miguel do Iguaçu
  Sociais
  Virtudes e valores
 
     
   Colunistas
Cultura
João Maria
 
   
 
   Previsão
 
 

 
 
 
Envie por email
 
Monumento em homenagem ao Arcanjo Miguel – um Mega Projeto que visa impulsionar e colocar o nosso município no mapa do Turismo Universal.
  Data/Hora: 3.abr.2025 - 6h 44 - Colunista: João Maria  
 
 
clique para ampliar

Imagem de capa criada por IA (Comitê Gestor) - fotos: Internet/Divulgação -  Poucos devem ter percebido – mas, através da Portaria 194/2025, publicada no Diário Oficial do Município no último dia 10 de março, nomeando os membros do Comitê Gestor para o desenvolvimento do Projeto Arquitetônico para edificação de um monumento em homenagem ao Arcanjo Miguel, o Governo Municipal oficializa a sua real intenção de impulsionar o nosso Desenvolvimento.

 

Essa portaria oficializa a sua determinação em tornar essa iniciativa uma realidade. Iniciativa defendida e incentivada por um dos devotos fervorosos do Arcanjo Miguel, o deputado federal e Secretário de Governo, Sandro Alex (PSD).

 

Vale salientar que essa sua determinação, vem alicerçada num ETP – (Estudo Técnico Preliminar), elaborado preliminarmente que demonstra que a devoção a São Miguel Arcanjo tem sido uma tradição em diversas partes do mundo;

que São Miguel do Iguaçu, é o único município do Paraná que leva o nome do Arcanjo Miguel, estando situada numa região estratégica para o turismo. A cidade está localizada a apenas 60 Km do Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu, uma das portas de entrada para os visitantes nacionais e internacionais. A região abriga algumas das maiores atrações turísticas do mundo, incluindo as Cataratas do Iguaçu, uma das setes Maravilhas da Natureza, e o grande complexo turístico de uma das maiores hidrelétricas do mundo, a Itaipu Binacional.  

 

Entre outros fatores destacado no Estudo Técnico Preliminar, é que além do turismo ecológico e industrial, a região possui um forte apoio ao turismo religioso. No vizinho município de Itaipulândia, encontra-se a imponente imagem de Nossa Senhora Aparecida, que atrai fiéis e peregrinos de diversas regiões do Brasil. A construção do monumento a São Miguel Arcanjo em São Miguel do Iguaçu reforça esse circuito de turismo, oferecendo mais um ponto de peregrinação e devoção na região trinacional. 

 

“Nossa intenção com esse Projeto em homenagem ao nosso Padroeiro, é impulsionar o nosso desenvolvimento e colocar São Miguel no mapa do Turismo Universal – uma das indústrias mais poderosas do planeta, responsável por cerca de 13% dos empregos no mundo, de acordo com a Organização Mundial do Turismo (OMT)”, defende o prefeito Boaventura Manoel João Motta.

 

Segundo a Organização Mundial do Turismo (OMT), a previsão é de que, até 2032, um em cada três novos empregos no mundo sejam na área do turismo. Um setor que gera trabalho decente e crescimento econômico sustentável – uma indústria sem chaminé. No Brasil, por exemplo, o turismo foi responsável por gerar mais de 214 mil empregos em 2023.

 

De olho nesse potencial econômico e social, e diversos outros benefícios que apresentam impactos positivos para a comunidade local, gerando oportunidades de emprego e promovendo a inclusão social, é que foram nomeados os membros do Comitê Gestor, tendo como presidente: Boaventura João Motta; vice-presidente, Cláudio Aparecido Rodrigues; coordenador, um representante da Igreja Matriz; Assessoria Técnica; Luciano Aparecido Neris, secretário municipal de Planejamento; Valcir Teixeira, secretário municipal de Desenvolvimento econômico; Giovani Vissotto, Artista Plástico Escultor; Andrigo Silva, representante da secretaria de Administração; Ledenir Presa, secretaria de Finanças; Claudinei de Almeida, secretaria do Meio Ambiente; Andrey Edygoras Bombassaro, secretaria de Obras e Felipe Paghia, secretaria de Viação. Os representantes Não Governamentais serão indicados pelas entidades na primeira reunião deste Comitê.

 

Ao tomar essa decisão, o prefeito Boaventura Motta, lembra a iniciativa do escritor, poeta e artista plástico, Celito Freitas de Medeiros – lançada há mais de 10 anos – que visava construir em São Miguel do Iguaçu, um Monumento em honra ao nosso padroeiro. “Estamos apresentando um novo projeto – mas a intenção é a mesma – construir uma das maiores Obras Sacras do mundo – uma obra que possa atrair todo o potencial turístico da nossa região, onde milhares de turistas de todas as partes do mundo se deslocam anualmente para visitar as Cataratas, a Hidrelétrica de Itaipu e as belezas naturais da Tríplice Fronteira, possam nos visitar”, justifica o prefeito.  

 

Ao contrário da Administração da época, hoje o prefeito Boaventura Motta, conta com o entusiasmo e o dinamismo do deputado federal e Secretário de Estado de Infraestrutura e Logística do Paraná, Sandro Alex, devoto fervoroso de São Miguel Arcanjo e amplo apoio social e político da comunidade.

 

Segundo informações que nos foram repassadas por Jones de Souza, Chefe de Gabinete do prefeito Motta, o deputado tem afirmado: “Uma iniciativa louvável que irá impulsionar a economia local e regional. O primeiro passo é termos em mão um Projeto, bem como a definição do local onde esse monumento será construído. Na sequência, vamos correr atrás dos recursos. Sou parceiro e ficaria extremamente feliz em ver essa obra sair do papel”.

 

Além da grande estátua, que poderá contar inclusive com um mirante, o complexo religioso terá praça para missa campal cuja capacidade ainda não foi dimensionada, praça de alimentação, lojas, prédios equipados com banheiros, cozinha, refeitório, capela e auditório cujo espaço lateral poderá ser emoldurado com quadros reconstituindo a história da civilização cristã.

 
 

 

 

 
 
Deixe seu comentário!
 
 
 
Banner violência se limite
Rose Bueno Acessórios
Banner Lúcia Helena
Banner Mirante
Bassani
Banner Einstein
Banner pedrão 2018
Banner emprego
Banner Exposição