Da Assessoria - Entre o final de março e a primeira semana de abril, todos os profissionais da rede municipal de ensino de Itaipulândia participaram de uma formação com o tema “Educação Antirracista”. A iniciativa foi organizada pela Assessoria do Projeto Opaná: Chão Indígena, viabilizada pela Fundação Luterana de Diaconia e pela Itaipu Binacional, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação.
Foram promovidos cinco encontros formativos, que oportunizaram reflexões fundamentais sobre práticas pedagógicas inclusivas, o enfrentamento ao racismo estrutural e a valorização da diversidade cultural no ambiente escolar.
A formação foi conduzida por Jaqueline de Abreu Pereira, licenciada em Ciências Sociais e mestra em Sociologia pela PUCRS. Jaqueline atua como assessora em Educação Antirracista no Projeto Opaná.

A secretária de Educação, Verônica Szerwieski Rui, destacou a importância da iniciativa:
“Formações como essa são essenciais para que possamos construir uma educação mais justa, plural e acolhedora. O compromisso com uma prática antirracista começa na escuta, na reflexão e na mudança de postura dentro das nossas escolas.”
A proposta da formação reafirma o papel da escola como um espaço de transformação social e o compromisso do município com políticas educacionais que promovam equidade e respeito às diferenças.