banner livro

 
 
   Categorias
  ATLETISMO
  Banco do Brasil
  Brasil
  Cartas do Leitor
  Educação
  Ego Famosos
  ENTREVISTAS
  Esporte
  Eventos
  Familias
  Foz do Iguaçu
  Geral
  Itaipu Binacional
  Lindeiros
  Moda
  Mundo
  Oeste
  Opinião do Leitor
  Policiais
  Politica
  Santa Terezinha de Itaipu
  São Miguel do Iguaçu
  Sociais
  Virtudes e valores
 
     
   Colunistas
Cultura
João Maria
 
   
 
   Previsão
 
 

 
 
 
Envie por email
 
Equipe técnica da Secretaria de Agricultura de Itaipulândia participa do maior evento de biogás e biometano do Sul do Brasil
  Data/Hora: 15.abr.2025 - 19h 51 - Categoria: Geral  
 
 
clique para ampliar

Da Assessoria - Na última semana, representantes da equipe técnica da Secretaria de Agricultura de Itaipulândia participaram do 7º Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano, realizado na cidade de Bento Gonçalves (RS), na Serra Gaúcha.

 

 

 

 

O evento, que é referência nacional na área de bioenergia, reuniu especialistas, produtores, pesquisadores, representantes de instituições públicas e privadas e organizações internacionais em torno de um tema: transformar resíduos agropecuários em energia limpa e sustentável.

 

O fórum aconteceu entre os dias 8 e 10 de abril, com uma programação intensa voltada à inovação, sustentabilidade e oportunidades de negócios no setor do biogás.

No último dia, os participantes realizaram visitas técnicas a propriedades rurais com sistemas de biodigestão em funcionamento, conhecendo na prática soluções aplicadas na suinocultura, bovinocultura e na gestão dos resíduos orgânicos.

 

Representando Itaipulândia, estiveram presentes o Diretor da Secretaria de Agricultura, Altair Ruschel, o assessor de gabinete e engenheiro agrônomo, Alexandre Armando Silvestri e o engenheiro agrônomo Otávio Augusto da Silva Egea.

O grupo integra a comissão técnica que coordena a implantação de biodigestores no município — uma iniciativa pioneira no Paraná.

 

Itaipulândia é o único município entre os 399 do estado que possui uma legislação específica de incentivo à construção de biodigestores nas propriedades rurais, refletindo o compromisso com a sustentabilidade e o fortalecimento da agricultura local.

 

A participação no evento permitiu ampliar os conhecimentos técnicos da equipe e observar de perto, experiências que podem inspirar novas ações em Itaipulândia. A geração de energia elétrica a partir da biodigestão não apenas reduz custos na propriedade rural, como também representa a possibilidade de comercialização do biogás.

 

Com iniciativas como essa, Itaipulândia reafirma seu protagonismo na busca por soluções que unem tecnologia, preservação ambiental e desenvolvimento rural. E já há uma boa notícia para toda a região: o próximo Fórum, em 2026, será realizado em Foz do Iguaçu, reforçando a relevância do Oeste paranaense no cenário nacional da bioenergia.

 
 

 

 

 
 
Deixe seu comentário!
 
 
 
Banner violência se limite
Banner pedrão 2018
Banner Lúcia Helena
Bassani
Banner Einstein
Banner Exposição
Banner Mirante
Rose Bueno Acessórios
Banner emprego