Da Assessoria - O Governo Municipal de São Miguel do Iguaçu, por meio da Secretaria de Saúde, está atendendo, em parceria com o Governo Federal, cerca de 9.000 pacientes por intermédio do ‘Hiperdia’, programa de acompanhamento das pessoas com hipertensão e diabetes.
São encontros realizados mensalmente nas Unidades Básicas de Saúde de cada paciente, que compreende consultas médicas, aferição de sinais vitais, e também palestras com profissionais da saúde, abordando temas como alimentação saudável, atividade física, uso correto dos medicamentos, saúde mental, entre outros assuntos essenciais para o controle das doenças e bem-estar geral.
A adesão dos pacientes ao programa é essencial, porque não basta apenas o diagnóstico. “É preciso garantir que o paciente entenda sua condição, siga corretamente o tratamento e compareça regularmente às consultas e exames”, explicou a enfermeira do departamento de Saúde Básica, Débora Boschi.
A Sra. Silvia Maria Maceda da Silva, 59 anos, que tem hipertensão, participa do programa. “Venho sempre aos encontros para ficar atenta às orientações. Sou bem atendida e oriento àqueles que têm essas doenças que façam a prevenção que é o melhor remédio”, relatou.
Tem-se observado uma melhora significativa na adesão ao Programa Hiperdia, e isso é um reflexo do fortalecimento do vínculo entre o paciente e a equipe de saúde. “Esse vínculo tem sido fundamental para que os pacientes se sintam mais acolhidos e motivados a seguir o tratamento de forma contínua”, destaca a secretária de Saúde, Adriana da Silva Motta.
Atualmente, o município tem cadastrado 6.864 pacientes hipertensos e 2.350 diabéticos.
Neste sábado, 26, é o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial. Maiores informações da doença e sobre a data estão no link https://bvsms.saude.gov.br/26-4-dia-nacional-de-prevencao-e-combate-a-hipertensao-arterial-5/