Banner dicas de leitura

 
 
   Categorias
  ATLETISMO
  Banco do Brasil
  Brasil
  Cartas do Leitor
  Educação
  Ego Famosos
  ENTREVISTAS
  Esporte
  Eventos
  Familias
  Foz do Iguaçu
  Geral
  Itaipu Binacional
  Lindeiros
  Moda
  Mundo
  Oeste
  Opinião do Leitor
  Policiais
  Politica
  Santa Terezinha de Itaipu
  São Miguel do Iguaçu
  Sociais
  Virtudes e valores
 
     
   Colunistas
Cultura
João Maria
 
   
 
   Previsão
 
 

       
Programa ‘Hiperdia’ atende cerca de 9.000 pacientes de São Miguel do Iguaçu
  Data/Hora: 28.abr.2025 - 9h 53 - Categoria: São Miguel do Iguaçu  
 
 
clique para ampliar

Da Assessoria - O Governo Municipal de São Miguel do Iguaçu, por meio da Secretaria de Saúde, está atendendo, em parceria com o Governo Federal, cerca de 9.000 pacientes por intermédio do ‘Hiperdia’, programa de acompanhamento das pessoas com hipertensão e diabetes.

 

 

 

São encontros realizados mensalmente nas Unidades Básicas de Saúde de cada paciente, que compreende consultas médicas, aferição de sinais vitais, e também palestras com profissionais da saúde, abordando temas como alimentação saudável, atividade física, uso correto dos medicamentos, saúde mental, entre outros assuntos essenciais para o controle das doenças e bem-estar geral.

 

A adesão dos pacientes ao programa é essencial, porque não basta apenas o diagnóstico. “É preciso garantir que o paciente entenda sua condição, siga corretamente o tratamento e compareça regularmente às consultas e exames”, explicou a enfermeira do departamento de Saúde Básica, Débora Boschi.

 

A Sra. Silvia Maria Maceda da Silva, 59 anos, que tem hipertensão, participa do programa. “Venho sempre aos encontros para ficar atenta às orientações. Sou bem atendida e oriento àqueles que têm essas doenças que façam a prevenção que é o melhor remédio”, relatou.

 

Tem-se observado uma melhora significativa na adesão ao Programa Hiperdia, e isso é um reflexo do fortalecimento do vínculo entre o paciente e a equipe de saúde. “Esse vínculo tem sido fundamental para que os pacientes se sintam mais acolhidos e motivados a seguir o tratamento de forma contínua”, destaca a secretária de Saúde, Adriana da Silva Motta.

 

Atualmente, o município tem cadastrado 6.864 pacientes hipertensos e 2.350 diabéticos.

 

Neste sábado, 26, é o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial. Maiores informações da doença e sobre a data estão no link https://bvsms.saude.gov.br/26-4-dia-nacional-de-prevencao-e-combate-a-hipertensao-arterial-5/

 
 

 

 

 
 
Deixe seu comentário!
 
 
 
Banner Einstein
Banner pedrão 2018
Banner Mirante
Banner violência se limite
Banner emprego
Banner Exposição
Banner Lúcia Helena