Da Assessoria - O Governo Municipal de São Miguel do Iguaçu, por meio da Secretaria de Saúde, realizou na manhã da última sexta-feira, 25, no Centro de Convivência do Idoso Ilza Therezinha Piccoli Pagot, mais um encontro do projeto ‘Viver Melhor’, com o objetivo de promover a socialização e o acompanhamento da saúde dos idosos.
Nesse encontro, realizado pela equipe da Estratégia Saúde da Família (ESF) Lúcia Barp da Costa com o apoio da Equipe Multiprofissional, foi tratado sobre a solidão na terceira idade, medo e tristeza em ficar dependente do cuidado de outras pessoas. “Foram realizadas roda de conversa, dinâmica sobre o tema e aplicação de auriculoterapia, técnica da Medicina Tradicional Chinesa que estimula pontos específicos no pavilhão auricular (orelha) para aliviar dores, tratar problemas de saúde e promover o bem-estar”, explicou a psicóloga Talini Trich.
Foram realizadas ainda outras atividades como acolhimento, aferição de sinais vitais, alongamentos, conversa guiada, entre outros. “Momento que serve para focar a saúde e não a doença e mostrar para os idosos que, apesar da idade trazer algumas limitações, é possível viver com qualidade de vida”, disse a enfermeira Naira Michels.
A Sra. Lúcia Muratti, contou que o projeto é muito importante porque tem acompanhamento de vários profissionais. “O médico nos orienta direitinho como tomar os remédios e ter uma vida saudável. Vou vir em todos os encontros”, afirmou.
O projeto prevê encontros a cada quinze dias. Pode participar qualquer pessoa acima de 60 anos, que frequenta a Estratégia Saúde da Família Lúcia Barp da Costa.
