Banner maio itaipulândia

 
 
   Categorias
  ATLETISMO
  Banco do Brasil
  Brasil
  Cartas do Leitor
  Educação
  Ego Famosos
  ENTREVISTAS
  Esporte
  Eventos
  Familias
  Foz do Iguaçu
  Geral
  Itaipu Binacional
  Lindeiros
  Moda
  Mundo
  Oeste
  Opinião do Leitor
  Policiais
  Politica
  Santa Terezinha de Itaipu
  São Miguel do Iguaçu
  Sociais
  Virtudes e valores
 
     
   Colunistas
Cultura
João Maria
 
   
 
   Previsão
 
 

 
 
 
Envie por email
 
Papa Leão XIV apela à libertação de jornalistas presos em encontro com imprensa
  Data/Hora: 12.mai.2025 - 15h 46 - Colunista: Cultura  
 
 
clique para ampliar

"Permitam-me então reiterar hoje a solidariedade da Igreja para com os jornalistas presos por tentarem dizer a verdade"

 

Fonte: msn - Por Michela Morsa,

 

O Papa Leão XIV foi recebido esta segunda-feira, dia 12 de maio, por uma sala cheia de jornalistas e representantes dos meios de comunicação de todo o mundo.

 

O encontro foi na no auditório Paulo VI, também conhecido como Salão das Audiências Pontifícias, no Vaticano, e estiveram presentes cerca de 6 mil jornalistas.

 

"Bom dia e obrigado por esta bela recepção", disse o Pontífice, que imediatamente brincou em inglês. "Dizem que quando aplaudem no início não significa muito.... Mas se no final ainda estiverem acordados e quiserem aplaudir de novo, obrigado."

 

Depois do cumprimento e da brincadeira na língua inglesa, o Papa Prevost dirigiu-se aos presentes em italiano, num discurso de cerca de dez minutos.

 

O Papa agradeceu aos jornalistas pelo seu trabalho nestes "dias especiais", referindo-se às celebrações da Semana Santa, à morte do Papa Francisco e aos dias do Conclave.

 

No seu discurso, Leão XIV realçou a importância da comunicação ao serviço da verdade, deixando uma palavra particular aos jornalistas presos em serviço.

 

"Permitam-me então reiterar hoje a solidariedade da Igreja para com os jornalistas presos por tentarem dizer a verdade", começou por dizer sendo interrompido com vários aplausos.

 

"E, com estas palavras, apelo também à libertação dos jornalistas detidos", acrescentou.

 

Discurso do Papa Leão XIV: necessidade de "desarmar a comunicação

"Devemos dizer 'não' à guerra das palavras e das imagens, devemos rejeitar o paradigma da guerra", começou por dizer o Pontífice, convidando todos a fazer uma "comunicação diferente", "que não procure o consenso a todo o custo, que não se revista de palavras agressivas, que não adote o modelo da competição", que nunca separe a busca da verdade do amor".

 

O Papa sublinhou o papel precioso da liberdade de expressão e de imprensa. "Só os povos informados podem fazer escolhas livres", disse o Papa Leão XIV.

 

"Vivemos tempos difíceis, que representam um desafio para todos nós e do qual não devemos fugir. Pelo contrário, pedem-nos para nunca ceder à mediocridade", continuou o Pontífice, voltando à importância e às responsabilidades do jornalismo, especialmente numa era tecnológica em que a inteligência artificial está a ganhar cada vez mais terreno.

 

"O vosso serviço, com as palavras que usam e o estilo que adoptam, é importante", disse Prevost, recordando a última mensagem do Papa Francisco sobre o assunto. "Desarmemos a comunicação de todos os preconceitos, rancores, fanatismos e ódios, purifiquemo-la da agressividade".

 

Ao que acompanhou o seu apelo a uma "comunicação desarmada e desarmante", repetindo o que já tinha dito na sua primeira intervenção após eleição pontífice.

 

"Não precisamos de uma comunicação estrondosa e musculada, mas sim de uma comunicação capaz de ouvir, de recolher a voz dos fracos que não têm voz. Desarmemos as palavras e ajudaremos a desarmar a Terra".

 

Continue lendo em: Papa Leão XIV apela à libertação de jornalistas presos em encontro com imprensa

 

 
 

 

 

 
 
Deixe seu comentário!
 
 
 
Banner Lúcia Helena
Banner Exposição
Banner emprego
Banner Einstein
Rose Bueno Acessórios
Banner violência se limite
Bassani
Banner Mirante
Banner pedrão 2018