Da Redação com fotos e informações da Assessoria - Na última sexta-feira (11), o Governo Municipal de São Miguel do Iguaçu, inaugurou a revitalização da praça Noé Nunes de Medeiros, localizada no Jardim Social.
Um investimento de mais de R$ 800 mil, com recursos próprios do município. Entre as melhorias realizadas estão a construção de calçadas em paver, ciclovia, campo com gramado sintético, novo quiosque com banheiros, recuperação da academia ao ar livre e iluminação em toda a praça.
Um cerimonial bastante prestigiado pela comunidade que contou com a presença de familiares do homenageado que leva o nome da praça, entre os quais, o seu filho José Francisco de Medeiros e seu filho Renato, Jerônimo Nunes de Medeiros, irmão de Noé Nunes de Medeiros, membros do Executivo e do Legislativo e lideranças.
Falando em nome dos familiares, José Francisco, ressaltou que no dia anterior estava em Cuiabá e viajou 1.400 KM para prestigiar essa inauguração.
“E viajava muito mais se preciso fosse. Esse momento é um sentimento de gratidão por tudo que nossa família representou para essa cidade e especialmente para essa localidade. Esse local foi doação da nossa família para ser um local de encontros e confraternização. Essa revitalização embelezou ainda mais a nossa praça que também é um cartão postal para a cidade”, disse emocionado.
Vários oradores fizeram uso da palavra, entre eles o Prefeito Boaventura Motta, o vice Cláudio Rodrigues, a presidente do Legislativo, vereadora Juliani Dandolini e o Secretário de Obras Andrey Bombassaro, todos ressaltando a importância dessa obra para a comunidade. Mas, é bom que se diga, José Francisco roubou a cena e encantou os presente, lembrando com emoção o que representava para ele estar ali naquele local,
onde viveu grande parte da sua vida.
Seu pai, por exemplo, um dos pioneiros, foi vereador por quatro legislatura. Uma das pessoas mais queridas e respeitada na sua época. Faleceu bastante jovem, trágicamente trabalhando em debaixo de um trator ao tentar desatolá-lo numa plantação de arroz. Uma comoção - mais de 10 mil pessoas, lotaram as Ruas de São Miguel para acompanhar a sua despedida. Nunca se viu nada igual.
José Francisco, era considerado na época uma das maiores promessas para o futebol. Os experts da época eram unânimes em afirmar: "Esse tem potencial para jogar como atleta profissional em qualquer clube do país".
Ao lado do Prefeito Motta, do seu amigo Jones de Souza e os demais convidados, José Francisco, voltou a pedir a palavra e
com lágrimas nos olhos contou em detalhes as reminiscências do passado envolvendo a história do futebol de São Miguel nos seus tempos áureos e as suas peripécias, passando inclusive pelo Juvenil do Palmeiras.
Lembrou a sua passagem pelo Juvenil do Palmeiras e disse porque resolveu abandonar uma carreira promissora e voltar para São Miguel. “Em São Paulo, longe da família, eu tinha que pegar dois ônibus para me deslocar ao local de treinamento. Tinha acabado de perder meu pai, meus familiares precisavam de mim e o que se pagava naquela época para um atleta, não compensava”, lembrou.
Vale frisar que naquela época, São Miguel do Iguaçu tinha mais de 60 mil habitantes e o grande atrativo nos finais de semana eram os jogos de futebol. O Estádio do Comercial, por exemplo, ficava em cima do morro, ao lado do Colégio Nossa Senhora de Fátima e durante os jogos, tinha gente subindo até em árvores para assistir. Com o seu futebol que encantava a todos e mais quatro reforços que ele trouxe de São Paulo, entre eles, Palita, Adãozinho e Cia., São Miguel foi tricampeão regional.
Um fato que marcou época no seu tempo, que ele fez questão de lembrar, foi um jogo entre São Vicente e Mauritânia.
“Na época se dizia que o time que perdesse um jogo por 11x00, teria que entregar as camisa para o adversário. E neste jogo, eu marquei 11 gols. E o Motta estava lá e sabe disso”, contou.
O prefeito Boaventura Manoel João Motta relatou o sentimento de orgulho em ver que essa revitalização deixou o local ainda mais bonito: “Estou muito feliz! Essa população merece uma obra como essa. Essa foi uma promessa que fizemos durante a campanha, aliás, foi a única promessa e que já estamos cumprindo”, destacou.

