Da Assessoria - O Governo Municipal de São Miguel do Iguaçu, por meio da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), realizou entre os dias 11 a 15 de agosto a semana SIPAT 2025 – Semana de Prevenção de Acidentes no Trabalho.
Foi uma semana dedicada à promoção da segurança, saúde e qualidade de vida no trabalho, com atividades e palestras. Além disso, uma oportunidade de convívio entre os servidores de diferentes setores e uma quebra da rotina do trabalho com o objetivo de trazer benefícios ao servidor.
Uma das atividades foi a palestra com a Bruna Lucena, médica endocrinologista, sobre a saúde da mulher. “A palestra que realizei foi bem descontraída, sem termos muito técnicos. Abordei assuntos prevalentes em mulheres após os 40 anos, como menopausa, saúde mental, doenças crônicas e prevenção de câncer. O objetivo foi despertar o interesse das colaboradoras e também dos colaboradores, pois tivemos alguns homens presentes, para se cuidarem melhor, procurarem atendimento médico e realizarem exames preventivos. Quando falamos em segurança no trabalho, pensamos logo em EPI, mas a saúde da mulher também faz parte desse contexto. A saúde mental está muito ligada ao ambiente laboral, que pode nos trazer saúde ou doença. Por isso, foi fundamental trazer esse tema”, explicou.
A SIPAT é um momento de conscientização e aprendizado. Ao longo da semana foram abordos temas essenciais como segurança no trabalho, saúde mental, ética, primeiros socorros e muito mais, sempre visando à prevenção de acidentes e ao bem‑estar de todos os servidores municipais.
A servidora Jaqueline Teixeira Macedo dos Santos, elogiou a programação e disse que vai colocar os ensinamentos em prática. “Gostei muito das palestras, achei bem interessante. Vou seguir os conselhos das palestrantes, poupar, pensar no futuro e gastar de forma consciente”, relatou.
A Semana SIPAT teve, em média, 110 a 120 servidores públicos participando em cada ciclo de palestras, tanto pela manhã como à tarde.
“A Semana de SIPAT é muito importante. Todo ano é feito esse encontro de funcionários e a grande maioria consegue participar, embora nem todos consigam. As palestras são muito relevantes, pois agregam conhecimentos específicos para os servidores. Quem participa sai satisfeito e contente. São cinco dias de palestras, manhã e tarde, que proporcionam experiências em assuntos que, muitas vezes, os funcionários pouco conhecem”, ponderou o secretário de Administração, Andrigo Silva.

O presidente da CIPA, Tcharles Baptista Machado, agradeceu os parceiros do eventos e exaltou a grande participação dos servidores. “Foram diversas palestras com mensagens de apoio e incentivo à segurança. Agradeço ao prefeito Boaventura Motta, aos secretários, ao vice-prefeito, aos vereadores que nos apoiaram, aos empresários da cidade, e também aos palestrantes que participaram de forma voluntária, sem custo algum. O Lions Clube de São Miguel do Iguaçu também cedeu gratuitamente o espaço por cinco dias para a realização do evento. Foi um aproveitamento muito bom, e cada servidor pôde aprofundar seus conhecimentos, o meu muito obrigado”, finalizou.