Da Assessoria - O Governo Municipal de São Miguel do Iguaçu, por intermédio do Departamento de Políticas Públicas para Mulheres, e o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM), vinculado Secretaria de Assistência Social, estão promovendo um ciclo de palestras que vai atingir cerca de 500 estudantes da Rede Estadual de Ensino.
A ação faz parte de uma extensa programação desenvolvida durante todo o mês de agosto dedicado à conscientização sobre o feminicídio. “Agosto Lilás é o mês dedicado a falar sobre a violência contra a mulher. Infelizmente acontece muito na sociedade e precisamos continuar o trabalho de conscientização”, disse a diretora do Departamento de Políticas Públicas para Mulheres, Aparecida Caradore.
Essas palestras são fundamentais no trabalho de prevenção sobre esse assunto. “Orientamos sobre como lidar e como buscar ajuda em situações que envolvam esse tipo de violência”, explicou um dos palestrantes, Cabo PM Giovani Adamante Novelli.
Para a diretora do Colégio Estadual do Campo Castelo Branco, Maristela Albônico, esse ciclo de palestras mostra aos estudantes a realidade sobre a violência contra a mulher. “Além disso, os estudantes ficam sabendo que existem leis que protegem a mulher e sabem aonde procurar ajuda”, relatou.
A aluna Aline Rafael da Silva, do 8º ano do Colégio Castelo Branco, disse que é muito importante ouvir sobre esse tema para que as pessoas tenham consciência sobre isso e saibam como agir em caso de enfrentar uma situação dessas. “Eu já presenciei uma situação assim e não gostei nem um pouco. Ouvindo essas palestras sei o que fazer e aonde ir buscar ajuda quando enfrentar essa situação novamente”, contou.

Para finalizar a programação do mês do ‘Agosto Lilás’, está programado para sexta-feira, 29, o evento “Mulheres em Evidência”, que acontecerá na Rua Coberta, nos períodos da manhã (das 09h00 às 11h00) e da tarde (das 14h00 às 16h00).
O encontro tem como objetivo disponibilizar serviços para as mulheres, que serão desenvolvidos por mulheres, com uma programação especial que inclui: Rodas de conversa, orientações jurídicas, orientações e serviços sociais, orientações de saúde, apresentações culturais, participação de mulheres escritoras.
O evento será aberto à comunidade, proporcionando um espaço de valorização e reconhecimento do trabalho de mulheres que se destacam em São Miguel do Iguaçu.