Da Assessoria - O Governo Municipal de São Miguel do Iguaçu, por meio da Secretaria de Saúde, e em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde do Paraná, reforça o alerta sobre o risco de reintrodução do sarampo no Brasil. A preocupação é motivada pelo aumento expressivo de casos da doença em países da América do Sul e da proximidade das fronteiras com a Argentina e o Paraguai.
A principal medida de prevenção é a vacinação, especialmente entre a população de 20 a 29 anos. Além disso, as equipes de saúde estão intensificando a busca ativa por crianças que ainda não receberam a segunda dose do imunizante.
A vacina contra o sarampo é disponibilizada gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para pessoas de 12 meses a 59 anos.
Como forma de intensificação, está disponível a chamada “Dose Zero” para crianças de 6 meses a 11 meses e 29 dias. Essa dose tem caráter preventivo e não substitui as vacinas previstas no calendário de rotina: uma aplicação da tríplice viral aos 12 meses e um reforço aos 15 meses.
Vacinas que estão disponíveis:
– Dupla Viral – (que previne contra o sarampo e rubéola), indicada para crianças de 6 meses a 8 meses e 29 dias. (Aplicação somente com agendamento com Equipe de Saúde)
– Tríplice viral – (contra o sarampo, caxumba e rubéola) recomendada para crianças de 9 meses a 11 meses e 29 dias (aplicação conforme cronograma da Unidade Básica de Saúde em anexo).
O sarampo é uma doença infecciosa grave altamente contagiosa causada por um vírus, que pode ser fatal.

Ao notar qualquer sinal, procure a Unidade Básica de Saúde de referência. Fique atento aos sintomas:
– Febre alta;
– Exantema (manchas avermelhadas na pele que aparecem primeiro no rosto e atrás das orelhas, espalhando-se em seguida pelo corpo);
– Tosse;
– Coriza;
– Conjuntivite;
– Outros sintomas: como dor de cabeça, indisposição e diarreia, também podem ocorrer.
A Secretaria de Saúde reforça que a vacinação é a forma mais eficaz de prevenção. As doses estão disponíveis em todas as salas de vacina do município, das 08h00 às 11h00 e das 13h00 às 16h30, conforme o cronograma abaixo:
Cidade
UBS Central – terças e quintas-feiras
UBS Lúcia Barp da Costa (Novo Mundo) – quartas-feiras
UBS Manoel Nicolau Bauer (Panorama) – quartas-feiras
UBS Gaúcha – segundas-feiras
UBS Paraguaçu – sextas-feiras
Interior
UBS Aurora do Iguaçu – sextas-feiras
UBS São Jorge – sextas-feiras
UBS Santa Rosa – sextas-feiras