Da Assessoria - Solenidade de entrega oficial será no 19 de setembro, com a presença do Diretor-Geral brasileiro da Itaipu, Enio Verri, da Ministra de Secretaria de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann e outras autoridades nacionais e regionais
Foto: Divulgação/Internet - A saúde pública do Sudoeste do Paraná dá mais um salto histórico. No dia 19 de setembro, às 15h30, a Associação Deus Menino - Hospital do Câncer de Francisco Beltrão -, receberá oficialmente o PET-CT, equipamento de última geração para estadiamento de tumores e diagnóstico oncológico de precisão.
A cerimônia contará com a presença da Ministra de Secretaria de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, do diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional, Enio Verri, além de autoridades estaduais e regionais que tiveram papel decisivo na concretização da conquista.
Viabilizado pela Itaipu Binacional, numa parceria público-privada, o equipamento representa um divisor de águas para os cerca de 630 mil habitantes atendidos pelo hospital - população que abrange os 27 municípios da 8ª Regional de Saúde, além da 7ª Regional e do Extremo Oeste de Santa Catarina.
“Estamos concretizando um sonho de décadas da nossa região, que só se tornou possível graças ao compromisso social da Itaipu e ao esforço conjunto de muitas mãos”, afirma o oncologista Reno Paulo Kunz, presidente da Associação Deus Menino.
Luta antiga
A mobilização pelo PET-CT começou em 2023, envolvendo lideranças regionais, autoridades políticas e a comunidade. O primeiro grande passo ocorreu em março de 2025, quando a Associação recebeu o equipamento, doado pela Itaipu Binacional.
A instalação exigiu uma estrutura robusta para garantir segurança e eficiência. Entre as etapas já concluídas estão a construção da casamata de proteção radiológica, obras de adequação às normas de segurança e o avanço no processo de liberação junto à Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) - fase que agora se aproxima da conclusão.
“Assim que a obra estiver totalmente aprovada, iniciaremos a contratação da equipe técnica e médica especializada para operar o equipamento”, explica o doutor Reno.
População é quem ganha
O PET-CT será fundamental para definir o melhor tratamento oncológico desde o início, aumentando as chances de sobrevida e reduzindo o desgaste de pacientes e familiares. O exame combina tecnologia PET (Tomografia por Emissão de Pósitrons) e CT (Tomografia Computadorizada), e também poderá ser utilizado em outras especialidades médicas, ampliando o impacto para toda a região.
De acordo com a administradora da Associação Deus Menino, Cinthya Rech, a expectativa é de que o equipamento esteja em pleno funcionamento até o fim de 2025. “Hoje, pacientes do Sudoeste precisam se deslocar até Cascavel para realizar o exame. Com o novo PET-CT em Francisco Beltrão, o diagnóstico será mais ágil, preciso e próximo de casa”, destaca Cinthya.
Hospital em transformação
Este novo momento para a saúde pública reflete também a transformação do Hospital do Câncer de Francisco Beltrão. Há dois anos, a unidade iniciou a transição para se tornar instituição filantrópica independente, administrada pela Associação Deus Menino.
Desde 10 de junho de 2025, a entidade conta com o Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social (Cebas), reconhecimento federal que garante benefícios fiscais e maior autonomia financeira.
“O CEONC de Cascavel sempre deu suporte à unidade de Francisco Beltrão, mas as dificuldades financeiras eram grandes. Para garantir a sustentabilidade do atendimento oncológico no Sudoeste, transformamos a unidade em uma instituição filantrópica, que agora tem condições de caminhar com suas próprias pernas e investir ainda mais no atendimento regional”, finaliza Reno.