Da Assessoria - O Governo Municipal de São Miguel do Iguaçu, por meio da Secretaria de Cultura e Esporte, está promovendo até hoje sexta-feira, 24, o IV Festival de Atletismo, na pista da Faculdade Uniguaçu, com início das atividades às 7h30.
O evento tem como objetivo valorizar a prática esportiva, incentivar hábitos saudáveis e revelar novos talentos do município. Na quinta-feira, 23, primeiro dia de competições, as disputas foram acirradas entre estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental ao 2º ano do Ensino Médio.
A atleta Mirella Krause Rangel disse que é muito bom participar dos jogos, porque a atividade não é somente física. “A gente sai um pouco das telas também, porque muitas crianças hoje em dia ficam mais em telas. É muito importante vir aqui participar dessas corridas, desses saltos, arremesso de peso, e eu acho muito importante vim fazer isso”, completou.
O atleta Samuel de Campos Pereira observou que a competição é algo muito importante para as crianças, além de descobrir novos talentos. “Muitos talentos estão escondidos e aqui aparecem e vi nessa edição muitas crianças novas, muito bom saber disso porque é o atletismo cada dia crescendo mais”.
O evento conta com o apoio dos acadêmicos do curso de Educação Física da Uniguaçu. “Competição que serve para desenvolver as crianças, trazer mais interesse para elas e levá-las para a área do esporte, que é uma área muito importante. Para nós como acadêmicos esse evento propõe muito desenvolvimento para nossa carreira, porque a gente está aplicando em prática o que a gente faz nas aulas”, lembrou Maria Freitas Medina.
Para o professor e um dos organizadores do festival, Leandro Bassotto, a competição é muito importante, porque visa justamente as categorias menores, onde se descobrem os talentos para formar as equipes. “Muitas vezes tem alunos que nunca participaram de uma competição assim, participam, conhecem o esporte e aí eles começam a pegar gosto por esta prática”, relatou.

O Festival de Atletismo já se tornou um evento tradicional do município e integra o calendário oficial do esporte. “Temos uma alegria muito grande, por isso, que as crianças venham participar com a gente, que eles venham treinar aqui. Eles não têm custo nenhum, nem de transporte, nem de treinamento, nem nada, é só virem participar. O Governo Municipal sempre nos ajudando, e a Uniguaçu também sempre nos ajudando”, destacou.