Banner aniversário 2025

 
 
   Categorias
  ATLETISMO
  Banco do Brasil
  Brasil
  Cartas do Leitor
  Educação
  Ego Famosos
  ENTREVISTAS
  Esporte
  Eventos
  Familias
  Foz do Iguaçu
  Geral
  Itaipu Binacional
  Lindeiros
  Moda
  Mundo
  Oeste
  Opinião do Leitor
  Policiais
  Politica
  Santa Terezinha de Itaipu
  São Miguel do Iguaçu
  Sociais
  Virtudes e valores
 
     
   Colunistas
Cultura
João Maria
 
   
 
   Previsão
 
 

       
Governo Municipal abre consulta pública sobre a Rota Turística Caminhos do Peabiru
  Data/Hora: 3.nov.2025 - 9h 53 - Categoria: São Miguel do Iguaçu  
 
 
clique para ampliar

Da Assessoria - O Governo Municipal de São Miguel do Iguaçu, por intermédio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, iniciou nesta segunda-feira, 03, uma consulta pública aberta à população sobre a construção da Rota Turística Caminhos do Peabiru.

 

O objetivo da iniciativa é permitir que os são-miguelenses apresentem sugestões, opiniões e contribuições sobre o projeto, fortalecendo a participação popular na formulação das políticas públicas de turismo e cultura do Estado.

 

A consulta está sendo realizada por meio de um questionário online, com nove perguntas, disponível até 12 de novembro. O tempo estimado de preenchimento é de cinco a dez minutos. A proposta é que a comunidade conheça melhor a história e os atrativos locais e contribua com ideias para a estruturação da rota turística

 

O Caminho do Peabiru é um patrimônio cultural imaterial paranaense, declarado pela Lei Estadual nº 21.046, sancionada em 5 de maio de 2022. A lei reconhece a Rota Transcontinental Caminhos do Peabiru, no trecho situado no Estado do Paraná, como Patrimônio de Natureza Cultural Imaterial Paranaense.

 

Em 2024, o Decreto Estadual nº 8.025 instituiu o Programa Rota Turística Caminhos do Peabiru, com o objetivo de implementar e manter essa rota histórica, promovendo, entre outros, turismo responsável e sustentável.

 

Contexto histórico

Também conhecida como Rota do Peabiru, foi uma antiga trilha indígena que conectava o Oceano Atlântico ao Pacífico, atravessando a América do Sul. Esse percurso milenar foi criado por povos pré-colombianos e servia como via de comunicação, comércio e peregrinação entre diferentes regiões do continente. Seu trajeto principal ligava desde Cusco, no atual Peru, até o litoral paulista, passando por áreas que hoje pertencem ao Paraná, Santa Catarina, São Paulo e Mato Grosso do Sul.

 

O formulário da consulta pública pode ser acessado pelo link: https://forms.gle/BKYpWSH5d8mHrgMN8

 

Conheça o trajeto da rota pelo link: https://www.google.com/maps/d/viewer?mid=1kY7iVmdB8c4O2z0YjZEc-9_ou-6umc8&ll=-25.411474024621167%2C-54.37078938952896&z=11

 
 

 

 

 
 
Deixe seu comentário!
 
 
 
Banner Einstein
Banner Exposição
Banner violência se limite
Banner emprego
Banner Lúcia Helena
Banner pedrão 2018
Banner Mirante