Banner dicas de leitura

 
 
   Categorias
  ATLETISMO
  Banco do Brasil
  Brasil
  Cartas do Leitor
  Educação
  Ego Famosos
  ENTREVISTAS
  Esporte
  Eventos
  Familias
  Foz do Iguaçu
  Geral
  Itaipu Binacional
  Lindeiros
  Moda
  Mundo
  Oeste
  Opinião do Leitor
  Policiais
  Politica
  Santa Terezinha de Itaipu
  São Miguel do Iguaçu
  Sociais
  Virtudes e valores
 
     
   Colunistas
Cultura
João Maria
 
   
 
   Previsão
 
 

       
UNILA leva arte para cidades da região
  Data/Hora: 12.nov.2025 - 17h 37 - Colunista: Cultura  
 
 
clique para ampliar

Objetivo é contribuir para o desenvolvimento cultural do território onde a Universidade está inserida

 


Da Assessoria - Para cumprir seu papel no desenvolvimento cultural do território onde está inserida, a UNILA vem organizando exposições e mostras de artes visuais e interativas também em municípios vizinhos. Atualmente, duas exposições estão em cartaz em Toledo e Marechal Cândido Rondon.



A ação é recente e começou com uma parceria com o Museu Histórico Willy Barth, de Toledo, onde, atualmente, está em cartaz a mostra de fotografias “Peru: Arquitetura e Cultura”, com obras do espanhol Máximo Hernández e curadoria de Vera Simões, da galeria VerArte (São Paulo/SP). A exposição permanece em cartaz até o dia 7 de dezembro.



As fotos destacam saberes e fazeres dos povos originários andinos, apresentando da arquitetura inca, a arte têxtil e traços culturais que seguem vivos nas tradições peruanas. O artista também registra episódios que remontam à independência do país, em 1821, proclamada quase três séculos após a chegada de Francisco Pizarro e a execução do último imperador inca, Atahualpa. O Vale Sagrado, Pisac, Moray, Machu Picchu, Cusco estão entre as imagens captadas por Hernández e dispostas em painéis impressos em alta resolução, que já estiveram em exposição nas cidades de São Paulo, Cascavel e Foz do Iguaçu.



LEGENDA: Fotos em alta resolução destacam cultura e tradições dos incas

 

Esta é a segunda exposição realizada em Toledo. A primeira, “Mírame”, teve 650 visitações em apenas um mês, destaca Luciano D'Miguel, chefe do Departamento de Cultura (DECULT) ligado à Pró-reitoria de Extensão (PROEX). “Foi a exposição mais vista. Foi uma grata surpresa”, comemora. Ele lembra que o Museu Willy Barth tem quase 50 anos e funciona em um prédio construído especificamente para abrigar um museu. “Isso qualifica muito os trabalhos que estão lá. É difícil encontrar no Brasil equipamentos públicos feitos para serem museus. Normalmente, ocupa-se um prédio histórico”, pontua.



A outra exposição em cartaz na região é resultado da parceria com a Unioeste, em Marechal Cândido Rondon. “La Violencia en el Espacio”, com coordenação de Pamela Colombo (Université Laval, Canadá) e Carlos Salamanca (Universidade de Rosário, Argentina), poderá ser vista até 14 de novembro. A mostra é composta por estruturas de madeira vazadas – cubitos – que agregam mais de 50 imagens e textos com análises sobre programas e projetos territoriais e urbanos empreendidos durante a ditadura militar na Argentina (1976-1983), como a erradicação de favelas, construção de rodovias, redesenho de espaços públicos e deslocamento populacional.



LEGENDA: Montagem da exposição La Violencia en el espacio, em Rondon

 

O objetivo da mostra é levar a uma reflexão sobre como os espaços construídos podem ser utilizados para a dominação e a opressão, e como podem também ser meios de resistência e emancipação popular. A exposição, posteriormente, deve ser realizada em Campo Mourão, Paranavaí, Londrina, Maringá e Sorocaba. “Estamos negociando as futuras etapas para este e o próximo ano.”



Ampliação
A parceria com instituições para exposições e outras ações culturais deve ser ampliada, incentivando a participação de estudantes e cursos da UNILA e também buscando trabalhos a serem expostos na Universidade e em outras instituições em Foz do Iguaçu. “O compromisso não é só de levar produções para o território, mas também agregar e incentivar novas produções nesses locais e despertar novos talentos”, comenta. “A universidade tem como finalidade o desenvolvimento científico, tecnológico e também cultural. Isso faz parte da premissa de qualquer universidade pública”, completa.



Interessados em receber ou compartilhar exposições e outras atividades culturais podem escrever para cultura.proex@unila.edu.br ou para o whatsapp (45) 3522-9920.

 

Serviço:
“La Violencia en el Espacio”
Data:
até 14 de novembro
Local: Unioeste  Rua Pernambuco, 1.777 – Centro - Marechal Cândido Rondon
Horário: durante o expediente da universidade
Entrada: gratuita

 
“Peru: Arquitetura e Cultura”
Data: até 7 de dezembro
Local: Museu Histórico Willy Barth - Rua Guarani, 3.843 - Vila Becker, Toledo
Horário: terça a sexta, das 8h00 às 11h45 e das 13h30 às 17h30; e nos primeiros dois sábados do mês das 13h30 às 17h30

Entrada: gratuita

 
 

 

 

 
 
Deixe seu comentário!
 
 
 
Banner violência se limite
Banner Exposição
Banner Mirante
Banner emprego
Banner pedrão 2018
Banner Einstein
Banner Lúcia Helena