Da Assessoria - A Administração Municipal, por meio da Secretaria de Saúde e da Vigilância Ambiental, divulgou os resultados do monitoramento de ovitrampas referentes à Semana Epidemiológica 45 e 46, realizada entre 06 e 07 de novembro. As armadilhas são utilizadas para medir a presença do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, Zika e Chikungunya.
PERÍODO DE 06 A 11 DE NOVEMBRO
Durante a semana 45, foram instaladas 134 armadilhas, que registraram um total de 1.402 ovos de Aedes aegypti. O Índice de Positividade Geral (IPO) foi de 36%, indicando circulação ativa do vetor.
As localidades com maior índice de positividade foram:
- Jardim Floresta: 62%
- Belo Horizonte: 53%
- Jardim Ipê: 50%
- Jacutinga: 41%
- Caramuru: 40%
Já as áreas com menor índice foram:
- Santa Inês: 19%
- São José do Itavó: 21%
- Jardim Monday: 28%
PERÍODO DE 11 A 17 DE NOVEMBRO
Na semana 46, mantiveram-se as 134 armadilhas, contabilizando 1.420 ovos, com um Índice de Positividade Geral (IPO) de 33%, apresentando leve redução em relação à semana anterior.
As localidades com maiores índices foram:
- Jardim Floresta: 71% (o maior índice registrado no período)
- Jacutinga: 41%
- Belo Horizonte: 46%
- Santa Inês: 37%
Locais com menores índices:
- Jardim Monday: 14%
- Jardim Ipê: 25%
- Caramuru: 26%
- São José do Itavó: 26%
A Vigilância Ambiental reforça que o mosquito Aedes Aegypti ainda está presente em todas as regiões do município. Apesar das oscilações nos índices, o risco continua!
Neste Dia D de Mobilização Nacional contra a Dengue, realizado em na última sexta-feira (14), destacamos: Separe apenas 10 minutos por semana para eliminar recipientes que possam acumular água em sua casa, quintal ou trabalho. Essa atitude simples pode salvar vidas equipes seguem realizando monitoramentos, visitas domiciliares e ações educativas em todas as localidades.