banner dengue dezembro

 
 
   Categorias
  ATLETISMO
  Banco do Brasil
  Brasil
  Cartas do Leitor
  Educação
  Ego Famosos
  ENTREVISTAS
  Esporte
  Eventos
  Familias
  Foz do Iguaçu
  Geral
  Itaipu Binacional
  Lindeiros
  Moda
  Mundo
  Oeste
  Opinião do Leitor
  Policiais
  Politica
  Santa Terezinha de Itaipu
  São Miguel do Iguaçu
  Sociais
  Virtudes e valores
 
     
   Colunistas
Cultura
João Maria
 
   
 
   Previsão
 
 

       
Guto Silva representa o Governo do Paraná na abertura do 14º COSUD no Rio de Janeiro
  Data/Hora: 5.dez.2025 - 12h 25 - Categoria: Geral  
 
 
clique para ampliar

Da Assessoria - Fotos: Alex Adam/Secid-Pr - Segurança pública é tema central desta edição; encontro anterior foi realizado na capital paranaense e resultou na Carta de Curitiba para preservação da Mata Atlântica.
 


O secretário estadual das Cidades, Guto Silva, representou o governador Carlos Massa Ratinho Junior no 14º COSUD – Consórcio de Integração Sul e Sudeste nesta quinta-feira (04), no Rio de Janeiro. Criado em 2019 em Belo Horizonte, o COSUD consolida uma agenda de cooperação entre os governos do Sul e Sudeste, regiões que somam 119 milhões de habitantes e concentram 70% do PIB nacional.



Nesta edição, o tema central é a segurança pública. Entre as áreas prioritárias do consórcio, que reúne governadores de todos os estados da Região Sul e Sudeste, estão ainda desburocratização, turismo, desenvolvimento econômico, logística e transportes, inovação e tecnologia.



Recebido pelo governador do Rio de Janeiro e presidente do COSUD, Cláudio Castro; e pelos governadores de Santa Catarina, Jorginho Mello; e do Espírito Santo, Renato Casagrande, Guto Silva destacou a relevância nacional do tema da segurança e da importância do consórcio no enfrentamento desse desafio.

“O COSUD tem sido palco importante para trazer soluções ao Brasil. Esse consórcio tem sido um instrumento muito potente para a gente poder discutir entre os estados soluções e problemas comuns a todos nós. A pauta forte aqui no Rio de Janeiro é a segurança pública, mas também vamos focar no meio ambiente e nas questões climáticas nesse encontro”, disse Guto Silva.



 

Segundo Guto Silva, os sete estados do Sul e Sudeste estão alinhados, compartilhando inteligência e estratégias. “Ao final teremos ao final a Carta do Rio de Janeiro com novas propostas e ações para que a gente possa avançar em todos esses temas e melhorar, efetivamente, a vida das pessoas”, disse o secretário.


A programação do 14º COSUD segue até sábado (06), na Sala Cecília Meireles, no bairro da Lapa.
 


Carta de Curitiba
A 13ª edição do COSUD ocorreu na capital paranaense entre 19 e 21 de agosto de 2025 e resultou na Carta de Curitiba, documento elaborado por uma comissão da qual Guto Silva participou como vice-secretário executivo. O texto reforçou a centralidade da preservação da Mata Atlântica, bioma que concentra a maior parte da população e do PIB do País, e registrou ações integradas entre os estados, como plantio de mudas nativas, ampliação do monitoramento por satélite, compensações financeiras por áreas preservadas e criação de novas unidades de conservação.

 
 

 

 

 
 
Deixe seu comentário!
 
 
 
Banner pedrão 2018
Banner Exposição
Banner violência se limite
Banner Lúcia Helena
Banner Einstein
Banner emprego
Banner Mirante