Banner verão itaipulândia

 
 
   Categorias
  ATLETISMO
  Banco do Brasil
  Brasil
  Cartas do Leitor
  Educação
  Ego Famosos
  ENTREVISTAS
  Esporte
  Eventos
  Familias
  Foz do Iguaçu
  Geral
  Itaipu Binacional
  Lindeiros
  Moda
  Mundo
  Oeste
  Opinião do Leitor
  Policiais
  Politica
  Santa Terezinha de Itaipu
  São Miguel do Iguaçu
  Sociais
  Virtudes e valores
 
     
   Colunistas
Cultura
João Maria
 
   
 
   Previsão
 
 

       
EDUCAÇÃO – Reflexões sobre coisas simples do dia a dia...
  Data/Hora: 13.fev.2026 - 11h 19 - Categoria: Educação  
 
 
clique para ampliar

Por José Garcia de Souza,

presidente do Centro de Letras do Oeste do Paraná, via redes sociais,  

 

Dizem que educação vem de berço. Eu, em parte, discordo. Penso que educação é um processo. Não só se pode, mas se deve buscar continuamente o aprimoramento educacional. Contudo, há uma educação básica que todos julgam ter, mas na verdade não têm. E há um jeito muito simples e infalível de saber, que é na hora da refeição. E aqui se poderia fazer uma extensa lista, mas cito apenas um item, que é deixar comida no prato. Deixar comida no prato é desperdício, e desperdício de comida é mais que falta de educação, é imoral, é antiético.

 

Chamou-me a atenção um aviso num restaurante em Foz do Iguaçu, que acho que os demais restaurantes deviam adotá-lo:

"Self service 30 reais. quem deixar comida no prato, paga 40".

 

EDUCAÇÃO II

             Se fosse dividir em capítulos, daria um livro de mais de cem. E ainda com capítulos enormes. Se fosse eu a escrever, a escrita não teria a qualidade de um Dom Casmurro, do saudoso e grande escritor Machado de Assis, mas os capítulos seriam maiores. Mas aqui não é um capítulo, tampouco um preâmbulo. Contudo, trago mais um quesito.

 

A pessoa educada tem um comportamento, que é fácil de se perceber, independentemente de sua condição social, seu grau de escolaridade, ou até mesmo de sua própria personalidade. Ela parece ser portadora de um equilíbrio emocional invejável. Geralmente, é respeitosa, mede as palavras, em todo canto que vá.

 

EDUCAÇÃO III

Não se trata de uma trilogia, mas encerro hoje essa reflexão sobre Educação, dando um enfoque importante à condição daqueles e daquelas que são responsáveis diretos pela formação, principalmente de crianças, adolescentes e jovens. Quais são?

 

Todos nós, mas em especial pai, mãe, professor, professora, padre, freira, pastor e pastora.

Todos nós sabemos que educamos mais com nossas atitudes e exemplos do que com palavras.

Pensando em atitudes à mesa, como dizia no 1° texto, conto aqui um fato que muito me chocou.

Certa ocasião, fui a um casamento. O Padre foi simplesmente perfeito na celebração. Todos os casais, que ali estavam, não só relembraram o próprio casamento como, certamente, fizeram propósitos de renovarem e melhorarem os relacionamentos.

 

Na hora da festa, após a fila do buffet, o Padre veio e se sentou à mesa, bem do meu lado. Eu e minha esposa de um lado e outro casal do outro. O outro casal e nós manifestamos-lhe com poucas palavras nossa gratidão e alegria pela belíssima celebração por ele presidida, mas ele só meneava a cabeça, dizendo, depois de engolir uma baita montanha e duas cervejas, provavelmente em apenas 10 minutos, que estava saindo porque no outro dia precisaria se levantar cedo.

 

Lamento em dizer que foi como furar um balão. Cada um é cada um. Eu costumo comer bem e bastante. Nem que eu não tenha bebido, 

se eu jantar bem e já me deitar para dormir só terei pesadelos.

 

Obs.: Comentando sobre o tema no grupo do Celeopa, o confrade Sebastião Dias, acrescentou: Aprendi com meu pai muitos jeitos, gestos e atitudes vendo como ele agia. Lembro outros que dizia não sentar à mesa com chapéu ou boné, sem camisa e sem lavar as mãos. São "hábitos" que adquiri para sempre.

 

 
 

 

 

 
 
Deixe seu comentário!
 
 
 
Banner emprego
Banner dialogando com o Mestre
Banner violência se limite
Banner Exposição
Banner Lúcia Helena
Banner Mirante
Banner Einstein

 

© Copyright 2025 - Direitos Reservados